O mercado automotivo brasileiro emplacou 1.957.699 unidades em 2022, uma leve queda na comparação com 2021 quando somamos os automóveis e comerciais leves. Entre as marcas, a Fiat levou a melhor com 21,97% de participação, muito ajudada pelas suas picapes Strada e Toro, seguida pela GM (14,89%) e Volkswagen (13,75%). Em modelos, o ranking geral foi dominado pela Strada (112.456 unidades), seguida do Hyundai HB20 (96.255) e Chevrolet Onix (85.252).
E quem levou a melhor em cada segmento? Temos exemplos onde a briga foi mais acirrada, como os SUVs compactos, modelos que dominaram as vendas, como os sedãs compactos, e quem nadou sozinho na tempestade, como os hatches médios. Veja quem levou a melhor em 2022 em cada segmento do mercado brasileiro.
Existem dois subcompactos, Renault Kwid e Fiat Mobi. A dupla que disputa o posto de carro mais barato do Brasil também disputa por compradores. O Fiat levou a melhor, com 72.756 unidades em 2022, contra as 57.388 do Kwid, que teve uma boa renovação no ano passado. No geral, o Mobi foi o 5º mais vendido em 2022.
Mesmo com o Chevrolet Onix voltando a ter fôlego, não deu. O Hyundai HB20 fechou 2022 como o hatch compacto mais vendido, seguido do Onix (85.252) e do VW Gol (72.606) em seu último ano de vida e muito ajudado pelas vendas diretas para locadoras e empresas. Será que o Onix volta a ser líder em 2023?
Neste caso, é quase como nadar sozinho na piscina. O Chevrolet Cruze só tem concorrentes do segmento premium, como Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A, e seu preço foi mais atrativo. Mas é um segmento perto de sumir, com vendas cada vez menores, principalmente quando o Chevrolet deixar de ser vendido.
Diferente do seu hatch, o Onix Plus teve um ano melhor no segmento. Abriu uma boa distância do Fiat Cronos (41.680) e do veterano Voyage (35.928) que, como o Gol, teve seu último ano de vida e muitas vendas diretas. Fora o VW, não deveremos ter mudanças no ranking em 2023 nesta categoria.
O Toyota Corolla está praticamente sozinho no segmento. Foi seguido pelo Chevrolet Cruze com 8.517 unidades e pelo Honda Civic, que deixou de ser produzido em dezembro de 2021, com 1.996 unidades. E considerando os próximos lançamentos, isso não mudará mesmo com a chegada do Nissan Sentra e o Civic híbrido nos próximos meses.
A Chevrolet prepara mais uma renovação para a Spin. Não é a toa, já que é praticamente a única monovolume do país e a forma mais acessível de ter um carro zero com 7 lugares ou muito espaço interno. Para não dizer que estava sozinha, como o Cruze Sport6, tem a concorrência de importados, como a Kia Carnival e suas 346 unidades emplacadas.
A Chevrolet deve estar feliz. Colocou o Tracker como o SUV compacto mais vendido de 2022 depois de dois anos complicados para o SUV. Desbancou o VW T-Cross por uma margem relativamente pequena, com 70.806 unidades versus 65.341. Em terceiro, o Hyundai Creta com 62.651 unidades emplacadas e mostrando a força do segmento.
Se a Jeep não teve um bom 2022 entre os compactos com o Renegade, compensou com o Compass entre os médios. Suas 63.564 unidades foram uma boa vantagem para os 42.506 Toyota Corolla Cross emplacados. Em terceiro, o VW Taos com 11.737 unidades, bem distante dos dois primeiros colocados.
Outro Jeep que dominou seu segmento, o Commander emplacou 22.355 unidades, mais do que muito SUV compacto. Se considerarmos todos os SUVs grandes, teve a companhia do Toyota SW4 (13.718) e, mais diretamente, do Caoa Chery Tiggo 8 (10.439). Como referência, o Chevrolet Trailblazer emplacou 3.208 unidades na briga particular com o SW4, contra as 1.956 do Mitsubishi Pajero Sport.
O modelo mais vendido no geral dominou seu segmento. A Fiat Strada foi um dos maiores acertos da marca italiana e está nadando de braçada. A VW Saveiro, sua única concorrentes direta, emplacou 25.422 unidades em 2022, mas já se prepara para mudar e recuperar (um pouco) do mercado perdido. Tirar a Strada daí? Difícil...
A Fiat Toro é referência em um segmento entre as compactas e as médias. Foram 49.567 unidades, contra as 12.022 unidades da Renault Oroch, que foi renovada em 2022, e da Ford Maverick (1.382 unidades), esta mais cara, um pouco maior e mais refinada. A Chevrolet Montana entra nessa briga em 2023.
Entre as picapes médias, a Toyota Hilux dominou mais um ano. Foram 48.606 unidades emplacadas, abrindo da Chevrolet S10 (27.128) e do surpreendente terceiro lugar da Mitsubishi L200 (15.831 unidades). Segmento terá reforço da nova geração da Ford Ranger em 2023 logo no começo do ano para esquentar essa briga.
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