A Bosch está entre as empresas mais importantes do mundo quando se trata de componentes eletrônicos para equipamentos do dia-a-dia e também em carros. Um dos principais produtos da multinacional é o MEMS (micro sensores eletromecânicos), lançado em automóveis há quase 30 anos, que gerencia desde airbags até os sistemas de assistência e segurança, como o controle de estabilidade.
Na CES 2023, a Bosch mostrou que se prepara para um novo capítulo em sua história, entre câmeras de alta tecnologia e sensores para a condução autônoma.
A primeira solução é o sistema RideCare, que ganhou o prêmio "Best Of Innovation" da associação do setor CTA na CES. O sistema consiste em uma câmera, um botão SOS sem fio e um serviço de dados baseado em nuvem. Os motoristas podem usá-lo para entrar em contato com os operadores Bosch disponíveis 24 horas por dia no caso de um acidente ou situação perigosa.
Os sensores da Bosch estão preparados para prever com precisão o ponto de impacto lateral
Desta forma, em uma espécie de evolução dos sistemas que conhecemos (como o Onstar da GM, Volvo On Call e outros), o operador pode visualizar diretamente a cabine, avaliar a situação e solicitar assistência de emergência, se necessário.
Além disso, em relação aos sensores, novos sensores inteligentes que estrearam em Las Vegas são capazes de detectar com precisão o ponto de impacto na lateral (uma ocorrência frequente quase tão logo você muda de faixa ou atravessa um cruzamento). O software calcula o ângulo de impacto e ativa os airbags mais apropriados ainda mais imediatamente, melhorando a segurança dos ocupantes.
Os carros do futuro não só terão que ser capazes de 'ver' a estrada e outros veículos, mas também 'ouvir' ruídos externos. Por esta razão, a Bosch está revelando a tecnologia no CES para um novo microfone externo que reconhece sinais acústicos e comandos de voz.
Bosch na CES
Na prática, os sensores podem detectar a direção a partir da qual uma sirene de ambulância se aproxima, 'alertando' o carro e procedendo à manobra de direção mais apropriada.
Dada sua utilização em veículos de todos os tipos, a Bosch está projetando esta solução para suportar as condições ambientais mais severas, como chuva, neve e gelo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia