Único sedã restante na linha da Chevrolet, o Malibu ainda aparece no site da marca nos Estados Unidos, onde aparece à venda com preço a partir de US$ 25.000 dólares. No inicio do ano passado algumas concessionárias da marca tinham suspendido os pedidos para o sedã nos EUA, mas parece que o Malibu pode ganhar uma sobrevida e assim sobreviver por mais uma geração.
As informações são do site GM Authority, que garante que fontes ligadas à Chevrolet afirmaram que uma nova geração do Malibu está prevista para 2025, sendo possivelmente montado sobre uma versão modificada de sua plataforma atual. Apesar do mercado norte-americano ser bastante dominado pelos SUVs, o sedã Malibu segue firme e forte por lá, com números de emplacamentos convincentes apesar da suspensão de pedidos para o modelo em 2022 – algo que certamente foi pontual.
Embora o balanço final das vendas de 2022 da Chevrolet nos EUA ainda esteja indisponível, até outubro as vendas do Malibu aumentaram nada menos do que 148% em relação a 2021. A Chevrolet emplacou 79.799 unidades do Malibu nos primeiros três trimestres do ano, sendo que apenas 39.346 unidades do sedã foram vendidas em todo o ano de 2021. É um aumento um tanto considerável para o período.
Para se ter ideia do desempenho nas vendas do Chevrolet Malibu, o sedã emplacou mais na terra do tio Sam até mesmo mais do que alguns SUVs da marca, como Blazer, Traverse, Trailblazer, Suburban e Tahoe. As quase 40 mil unidades vendidas do Malibu superam até a Colorado, algo que certamente é pontual, já que a nova geração da picape média acabou de chegar e deverá ajudar a embalar suas vendas e ter um desempenho melhor em 2023. Única questão que depõe contra o Malibu é que ele continua bem atrás do líder entre os sedãs nos EUA, o Toyota Camry, que vendeu 214.403 carros até outubro de 2022.
Caso seja confirmada uma segunda geração para o Malibu usando uma versão modificada de sua plataforma atual, podemos esperar que ele continue com motores a combustão. Apesar da GM estar acelerando bastante sua eletrificação com novos carros 100% elétricos com a plataforma Ultium, à exemplo dos novos Equinox EV e Blazer EV (ambos confirmados para o Brasil), deve haver tempo ainda para mais uma geração do sedã com motor a gasolina. Isso porque Estados como California e Oregon estão vão proibir novas vendas de carros a combustão somente em 2035.
O Chevrolet Malibu é um dos nomes mais tradicionais na história da Chevrolet nos Estados Unidos, com os primeiros modelos saindo em 1964. O modelo deixou de ser produzido entre 1980 e 1990, mas voltou em 1997 como um sedã básico na linha Chevrolet desde então. O modelo da geração atual foi lançado em 2016 e teve um facelift de meio de cilco em 2019. No Brasil, o Malibu foi vendido entre 2010 e 2012, deixando de ser importado por suas baixas vendas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet venderá apenas SUVs e picapes nos EUA a partir de novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet pode abandonar o segmento de sedãs nos Estados Unidos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS