A entrada da Sony na indústria automotiva segue avançando em sua parceria com a Honda. As duas gigantes japonesas haviam anunciado uma nova empresa chamada Sony Honda Mobility, que agora foi rebatizada como Afeela e inclusive já ganhou o seu primeiro protótipo, apresentado durante a Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (EUA). Porém, levará um tempo para chegar às ruas, pois as vendas estão programdas para 2025.
O anúncio foi feito por Yasuhide Mizuno, CEO da joint venture. O executivo liderou a Guangzi Honda, uma das parcerias que a marca japonesa tem na China. “No coração desta experiência de mobilidade está a palavra ‘sentir’ (Feel em inglês)”, disse Mizuno, explicando que os veículos da Afeela terão um foco em interagir com os passageiros e nas sensações transmitidas.
Para demonstrar um pouco deste futuro, a Afeela trouxe de volta o conceito Vision-S mostrado na CES de 2020, agora com um novo design dianteiro e o logo da joint venture. A área do emblema é digital e pode mostrar informações para quem estiver do lado de fora, como temperatura, carga da bateria ou, como a Sony fez na apresentação durante a CES, uma propaganda do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. A empresa não disse o que mais foi alterado em comparação com o protótipo anterior.
O que a Afeela disse sobre o conceito é que adotará processadores Qualcomm Snapdragon para controlar todos os sistemas do veículo. Ontem, a Qualcomm anunciou um novo processador chamado Snapdragon Ride Flex SoC para automóveis, lidando com funções de condução e da cabine, como central multimídia ou painel de instrumentos. A Sony ainda diz que o carro terá 45 câmeras e sensores dentro e fora para que tenha uma automação de nível 3 nas condições adequadas. Há planos até para navegação por realidade aumentada e o uso da Unreal Engine da Epic Games para criação de cenários 3D.
Para a Sony, será a chance de desenvolver uma série de tecnologias para automóveis que não ficarão restritas à Afeela, pois o plano é fornecer para outras fabricantes no futuro. Já a Honda terá a chance de acelerar ainda mais a sua entrada no segmento de carros elétricos, que está um pouco atrasada. Mizuno afirma que a pré-venda do primeiro modelo começará no 1º semestre de 2025, começando a ser entregue somente em 2026.
Como ainda falta muito tempo para que o carro seja lançado, a Afeela não forneceu nenhum detalhe técnico. Se for exatamente como o Vision-S anterior, então mede 4,90 metros de comprimento e tem dois motores elétricos, entregando 544 cv. A Sony dizia que acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Nada mal para um protótipo feito pela Magna Steyr e Bosch somente para demonstração. Apesar da Honda estar envolvida, não há informações se aproveitará alguma parte da parceria com a General Motors, usando a mesma plataforma e baterias Ultium.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda