Segundo maior mercado da América do Sul, a Argentina encerrou o ano de 2022 com novo crescimento nas vendas de veículos novos. De acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias no país, no ano passado foram comercializadas 380.874 unidades, 7,1% a mais do que há um ano. O resultado, no entanto, permaneceu abaixo das expectativas dos especialistas.
Entre as montadoras, a Toyota (85.357) cresceu 16% e se manteve confortavelmente no topo pelo 2º ano seguido. Preferida até 2020, a Volkswagen (47.713), em baixa de 14%, foi superada pela Fiat (55.675) na disputa pela vice-liderança. A Peugeot (35.658), 7ª em 2020, entrou no top 5 com a maior evolução do top 10 (+31%).
POS. |
MARCA |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2021 |
1º |
TOYOTA |
85.357 |
22,4% |
73.572 |
20,7% |
16,0% |
1º |
2º |
FIAT |
55.675 |
14,6% |
50.379 |
14,2% |
10,5% |
3º |
3º |
VOLKSWAGEN |
47.713 |
12,5% |
55.466 |
15,6% |
-14,0% |
2º |
4º |
RENAULT |
44.669 |
11,7% |
35.356 |
9,9% |
26,3% |
4º |
5º |
PEUGEOT |
35.658 |
9,4% |
27.186 |
7,6% |
31,2% |
7º |
6º |
CHEVROLET |
29.197 |
7,7% |
27.306 |
7,7% |
6,9% |
6º |
7º |
FORD |
27.715 |
7,3% |
29.224 |
8,2% |
-5,2% |
5º |
8º |
NISSAN |
15.232 |
4,0% |
15.783 |
4,4% |
-3,5% |
8º |
9º |
CITROËN |
13.836 |
3,6% |
12.436 |
3,5% |
11,3% |
9º |
10º |
JEEP |
9.940 |
2,6% |
11.287 |
3,2% |
-11,9% |
10º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
ACUMULADO |
380.874 |
... |
355.496 |
... |
7,1% |
Na disputa entre os modelos, o Fiat Cronos (38.769) repetiu a posição de honra conquistada em 2021 com boa margem sobre os demais. Preferida por lá até 2018 e vice até o ano passado, a Toyota Hilux (24.628) também foi superada pelo Peugeot 208 (25.649), que registrou avanço superior a 60%. Atrás da VW Amarok (21.249), o Etios (18.041) garantiu dois Toyota no top 5.
O ano também foi positivo para o Chevrolet Cruze (15.221), que cresceu quase 80% e saltou da 12ª para a 6ª posição. Com avanço ainda maior (+174%), o Toyota Corolla Cross (12.690) garantiu lugar entre os dez primeiros e, de quebra, a liderança entre os SUVs – nº 1 no segmento em 2021, o Jeep Renegade (5.941) foi apenas o 20º no geral.
Entre os modelos ausentes do top 25 no ano passado, o mais bem posicionado foi o VW Taos (8.449), 13º. Destaque negativo para o Onix: com 6.070 unidades, o vice-líder em 2020 perdeu quase um terço de seus compradores de 2021 e caiu para o 19º lugar. Aposentado no Brasil desde o início de 2021, o Ford Ecosport (4.667) emplacou mais unidades do que o Nissan Kicks (4.502).
POS. |
MODELO |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2021 |
1º |
FIAT CRONOS |
38.769 |
10,2% |
37.449 |
10,5% |
3,5% |
1º |
2º |
PEUGEOT 208 |
25.649 |
6,7% |
15.812 |
4,4% |
62,2% |
4º |
3º |
TOYOTA HILUX |
24.628 |
6,5% |
27.129 |
7,6% |
-9,2% |
2º |
4º |
VW AMAROK |
21.249 |
5,6% |
18.686 |
5,3% |
13,7% |
3º |
5º |
TOYOTA ETIOS |
18.041 |
4,7% |
14.066 |
4,0% |
28,3% |
7º |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
15.221 |
4,0% |
8.486 |
2,4% |
79,4% |
12º |
7º |
TOYOTA YARIS |
14.316 |
3,8% |
11.796 |
3,3% |
21,4% |
8º |
8º |
RENAULT KANGOO II |
14.155 |
3,7% |
8.492 |
2,4% |
66,7% |
11º |
9º |
FORD RANGER |
13.189 |
3,5% |
14.927 |
4,2% |
-11,6% |
6º |
10º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
12.690 |
3,3% |
4.637 |
1,3% |
173,7% |
23º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
10.461 |
2,7% |
9.134 |
2,6% |
14,5% |
9º |
12º |
RENAULT SANDERO |
9.601 |
2,5% |
8.131 |
2,3% |
18,1% |
13º |
13º |
VW TAOS |
8.449 |
2,2% |
2.594 |
0,7% |
225,7% |
- |
14º |
CITROËN C4 CACTUS |
7.757 |
2,0% |
5.581 |
1,6% |
39,0% |
16º |
15º |
NISSAN FRONTIER |
7.516 |
2,0% |
5.773 |
1,6% |
30,2% |
15º |
16º |
RENAULT LOGAN |
7.154 |
1,9% |
4.481 |
1,3% |
59,7% |
24º |
17º |
VW POLO |
6.908 |
1,8% |
3.327 |
0,9% |
107,6% |
- |
18º |
RENAULT STEPWAY |
6.472 |
1,7% |
39 |
0,0% |
16494,9% |
- |
19º |
CHEVROLET ONIX |
6.070 |
1,6% |
8.725 |
2,5% |
-30,4% |
10º |
20º |
JEEP RENEGADE |
5.941 |
1,6% |
7.079 |
2,0% |
-16,1% |
14º |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
4.859 |
1,3% |
5.357 |
1,5% |
-9,3% |
19º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
4.774 |
1,3% |
4.108 |
1,2% |
16,2% |
26º |
23º |
FORD ECOSPORT |
4.667 |
1,2% |
4.143 |
1,2% |
12,6% |
25º |
24º |
NISSAN KICKS |
4.502 |
1,2% |
5.229 |
1,5% |
-13,9% |
20º |
25º |
RENAULT ALASKAN |
4.392 |
1,2% |
3.927 |
1,1% |
11,8% |
28º |
26º |
VW NIVUS |
4.237 |
1,1% |
5.460 |
1,5% |
-22,4% |
18º |
27º |
CHEVROLET TRACKER |
4.229 |
1,1% |
5.561 |
1,6% |
-24,0% |
17º |
28º |
CITROËN BERLINGO |
4.101 |
1,1% |
3.118 |
0,9% |
31,5% |
30º |
29º |
FIAT STRADA |
3.872 |
1,0% |
3.728 |
1,0% |
3,9% |
29º |
30º |
FIAT TORO |
3.810 |
1,0% |
4.778 |
1,3% |
-20,3% |
22º |
EM DEZEMBRO
No apagar das luzes de 2022, o mercado argentino comemorou o 6º mês consecutivo de crescimento. Foram comercializados 18.287 veículos novos, 13,1% acima do registrado no mesmo período de 2021. A Toyota, com 5.353 unidades, chegou à sua 19ª liderança nos últimos 20 meses. A Renault (2.361) venceu uma disputa acirradíssima contra a VW (2.304) e assegurou a 2ª posição pelo 4º mês seguido.
POS. |
MARCA |
DEZ.22 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA |
5.353 |
29,3% |
4.008 |
24,8% |
33,6% |
2º |
RENAULT |
2.361 |
12,9% |
1.782 |
11,0% |
32,5% |
3º |
VOLKSWAGEN |
2.304 |
12,6% |
1.731 |
10,7% |
33,1% |
4º |
FIAT |
1.586 |
8,7% |
1.712 |
10,6% |
-7,4% |
5º |
FORD |
1.549 |
8,5% |
1.305 |
8,1% |
18,7% |
6º |
CHEVROLET |
1.492 |
8,2% |
1.455 |
9,0% |
2,5% |
7º |
PEUGEOT |
1.210 |
6,6% |
1.226 |
7,6% |
-1,3% |
8º |
NISSAN |
785 |
4,3% |
1.101 |
6,8% |
-28,7% |
9º |
JEEP |
482 |
2,6% |
338 |
2,1% |
42,6% |
10º |
CITROËN |
440 |
2,4% |
617 |
3,8% |
-28,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
18.287 |
100,0% |
16.163 |
100,0% |
13,1% |
Se a briga entre as montadoras não teve novidades no topo, entre os modelos a situação foi diferente: preferido entre janeiro e novembro, o Fiat Cronos (1.374) foi superado pela Toyota Hilux (1.724), que havia sido a preferida pela última vez há exatos doze meses. O bom momento da marca japonesa ainda foi confirmado pelo 3º lugar do Etios (1.186).
Após cinco meses seguidos no pódio, o Peugeot 208 (958) caiu para a 6ª posição, atrás de duas picapes: VW Amarok (1.098) e Ford Ranger (978). Sétimo, o Toyota Corolla Cross (837) liderou entre os SUVs pelo 9º mês consecutivo. O Chevrolet Cruze, preferido por 623 consumidores, repetiu a presença no top 10.
POS. |
MODELO |
DEZ.22 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.724 |
9,4% |
1.612 |
10,0% |
6,9% |
2º |
FIAT CRONOS |
1.374 |
7,5% |
1.340 |
8,3% |
2,5% |
3º |
TOYOTA ETIOS |
1.186 |
6,5% |
698 |
4,3% |
69,9% |
4º |
VW AMAROK |
1.098 |
6,0% |
992 |
6,1% |
10,7% |
5º |
FORD RANGER |
978 |
5,3% |
695 |
4,3% |
40,7% |
6º |
PEUGEOT 208 |
958 |
5,2% |
741 |
4,6% |
29,3% |
7º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
837 |
4,6% |
367 |
2,3% |
128,1% |
8º |
RENAULT KANGOO |
751 |
4,1% |
485 |
3,0% |
54,8% |
9º |
TOYOTA YARIS |
687 |
3,8% |
579 |
3,6% |
18,7% |
10º |
CHEVROLET CRUZE |
623 |
3,4% |
632 |
3,9% |
-1,4% |
11º |
TOYOTA COROLLA |
500 |
2,7% |
472 |
2,9% |
5,9% |
12º |
NISSAN FRONTIER |
468 |
2,6% |
388 |
2,4% |
20,6% |
13º |
VW TAOS |
413 |
2,3% |
264 |
1,6% |
56,4% |
14º |
RENAULT SANDERO |
395 |
2,2% |
535 |
3,3% |
-26,2% |
15º |
VW POLO |
373 |
2,0% |
40 |
0,2% |
832,5% |
16º |
CHEVROLET ONIX |
360 |
2,0% |
430 |
2,7% |
-16,3% |
17º |
JEEP RENEGADE |
360 |
2,0% |
243 |
1,5% |
48,1% |
18º |
TOYOTA SW4 |
355 |
1,9% |
198 |
1,2% |
79,3% |
19º |
RENAULT LOGAN |
351 |
1,9% |
360 |
2,2% |
-2,5% |
20º |
CHEVROLET TRACKER |
324 |
1,8% |
185 |
1,1% |
75,1% |
21º |
RENAULT STEPWAY |
260 |
1,4% |
26 |
0,2% |
900,0% |
22º |
CITROËN BERLINGO |
253 |
1,4% |
293 |
1,8% |
-13,7% |
23º |
NISSAN KICKS |
253 |
1,4% |
356 |
2,2% |
-28,9% |
24º |
RENAULT ALASKAN |
222 |
1,2% |
269 |
1,7% |
-17,5% |
26º |
VW NIVUS |
210 |
1,1% |
37 |
0,2% |
467,6% |
27º |
FORD ECOSPORT |
208 |
1,1% |
299 |
1,8% |
-30,4% |
28º |
RENAULT CAPTUR |
194 |
1,1% |
22 |
0,1% |
781,8% |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
188 |
1,0% |
207 |
1,3% |
-9,2% |
30º |
FORD TRANSIT |
182 |
1,0% |
29 |
0,2% |
527,6% |
30º |
PEUGEOT PARTNER |
177 |
1,0% |
284 |
1,8% |
-37,7% |
Fonte: Acara / Motor1 Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Novo motor 2.0 turbo de 300 cv da Toyota será usado pela Hilux, diz site