O maior mercado do continente europeu segue uma trajetória de crescimento nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores na Alemanha, foram comercializadas em novembro 260.512 unidades, 31,4% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. Este foi o 4º mês seguido com desempenho positivo.
O acumulado do ano (2.337.039), no entanto, ainda segue em baixa (-2,4%). Segundo o Best Selling Cars Blog, a expectativa é de que 2022 tenha o pior desempenho desde 1985 (2.379.261). Líder, a Volkswagen (46.807) emplacou quase 20 mil unidades a mais do que a Mercedes-Benz (27.591). A Audi (22.054) dobrou suas vendas e, no lado oposto, destaque para a Opel (12.799) e para a Skoda (11.226) como únicas a perder fôlego no top 10.
POS. |
MARCA |
NOV.2022 |
% MERCADO 2022 |
NOV.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
46.807 |
18,0% |
29.561 |
14,9% |
58,3% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
27.591 |
10,6% |
20.586 |
10,4% |
34,0% |
3º |
AUDI |
22.054 |
8,5% |
10.548 |
5,3% |
109,1% |
4º |
BMW |
18.983 |
7,3% |
16.738 |
8,4% |
13,4% |
5º |
FORD |
13.567 |
5,2% |
8.791 |
4,4% |
54,3% |
6º |
OPEL |
12.799 |
4,9% |
13.063 |
6,6% |
-2,0% |
7º |
SKODA |
11.226 |
4,3% |
11.467 |
5,8% |
-2,1% |
8º |
TESLA |
10.819 |
4,2% |
5.613 |
2,8% |
92,7% |
9º |
HYUNDAI |
10.090 |
3,9% |
9.823 |
5,0% |
2,7% |
10º |
SEAT |
9.269 |
3,6% |
5.685 |
2,9% |
63,0% |
11º |
FIAT |
7.997 |
3,1% |
6.294 |
3,2% |
27,1% |
12º |
RENAULT |
7.340 |
2,8% |
10.516 |
5,3% |
-30,2% |
13º |
TOYOTA |
7.188 |
2,8% |
5.132 |
2,6% |
40,1% |
14º |
DACIA |
6.980 |
2,7% |
3.807 |
1,9% |
83,3% |
15º |
KIA |
6.887 |
2,6% |
5.594 |
2,8% |
23,1% |
16º |
VOLVO |
4.404 |
1,7% |
3.310 |
1,7% |
33,1% |
17º |
PEUGEOT |
4.141 |
1,6% |
4.027 |
2,0% |
2,8% |
18º |
MINI |
3.704 |
1,4% |
3.973 |
2,0% |
-6,8% |
19º |
MAZDA |
3.337 |
1,3% |
2.421 |
1,2% |
37,8% |
20º |
MITSUBISHI |
2.854 |
1,1% |
3.429 |
1,7% |
-16,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
260.512 |
100,0% |
198.258 |
100,0% |
31,4% |
|
ACUMULADO |
2.337.039 |
100,0% |
2.394.502 |
100,0% |
-2,4% |
Entre os modelos, o Golf (7.033) manteve a liderança conquistada em outubro, mas não sem emoções: com 6.867 unidades – mais de 80% das vendas da marca italiana -, o Fiat 500, que jamais havia conquistado posição similar, ficou a apenas 166 unidades do VW. Completando o pódio colado nos dois primeiros, o Tesla Model 3 foi o preferido por 6.811 consumidores com menos de 70 unidades à frente do VW Tiguan (6.742).
O bom desempenho da Tesla foi completado com o Model Y (3.867) na 7ª posição – em setembro, o modelo já havia conquistado uma inédita liderança. Em seu 1º top 10 desde novembro de 2020, o Mercedes Classe A (3.757) foi o 8º. Opel Corsa (3.751) e Mini (3.704) foram os únicos no pelotão de cima com resultados negativos. 45º colocado, o VW up! (1.921) registrou a maior queda no top 50 (-52%).
POS. |
MODELO |
NOV.2022 |
% MERCADO 2022 |
NOV.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
7.033 |
2,7% |
3.186 |
1,6% |
120,7% |
2º |
FIAT 500 |
6.867 |
2,6% |
3.904 |
2,0% |
75,9% |
3º |
TESLA MODEL 3 |
6.811 |
2,6% |
3.825 |
1,9% |
78,1% |
4º |
VW TIGUAN |
6.742 |
2,6% |
2.212 |
1,1% |
204,8% |
5º |
FORD KUGA |
5.327 |
2,0% |
2.557 |
1,3% |
108,3% |
6º |
VW T-ROC |
5.144 |
2,0% |
4.719 |
2,4% |
9,0% |
7º |
TESLA MODEL Y |
3.867 |
1,5% |
1.787 |
0,9% |
116,4% |
8º |
MERCEDES CLASSE A |
3.757 |
1,4% |
2.256 |
1,1% |
66,5% |
9º |
OPEL CORSA |
3.751 |
1,4% |
4.806 |
2,4% |
-22,0% |
10º |
MINI |
3.704 |
1,4% |
3.973 |
2,0% |
-6,8% |
11º |
VW PASSAT |
3.649 |
1,4% |
2.264 |
1,1% |
61,2% |
12º |
VW ID.3 |
3.619 |
1,4% |
1.517 |
0,8% |
138,6% |
13º |
AUDI A6 |
3.602 |
1,4% |
557 |
0,3% |
546,7% |
14º |
BMW SÉRIE 3 |
3.282 |
1,3% |
1.727 |
0,9% |
90,0% |
15º |
TOYOTA YARIS |
3.206 |
1,2% |
1.315 |
0,7% |
143,8% |
16º |
OPEL MOKKA |
3.150 |
1,2% |
2.535 |
1,3% |
24,3% |
17º |
AUDI A3 |
3.068 |
1,2% |
1.113 |
0,6% |
175,7% |
18º |
SEAT FORMENTOR |
3.002 |
1,2% |
1.201 |
0,6% |
150,0% |
19º |
MERCEDES CLASSE C |
2.960 |
1,1% |
2.195 |
1,1% |
34,9% |
20º |
MERCEDES GLA |
2.928 |
1,1% |
2.129 |
1,1% |
37,5% |
21º |
VW ID.4 |
2.871 |
1,1% |
1.151 |
0,6% |
149,4% |
22º |
VW T-CROSS |
2.741 |
1,1% |
3.077 |
1,6% |
-10,9% |
23º |
BMW SÉRIE 5 |
2.702 |
1,0% |
1.772 |
0,9% |
52,5% |
24º |
AUDI Q3 |
2.664 |
1,0% |
1.633 |
0,8% |
63,1% |
25º |
MERCEDES CLA |
2.617 |
1,0% |
1.470 |
0,7% |
78,0% |
26º |
AUDI Q5 |
2.522 |
1,0% |
1.792 |
0,9% |
40,7% |
27º |
SKODA KAROQ |
2.522 |
1,0% |
1.681 |
0,8% |
50,0% |
28º |
KIA CEED |
2.481 |
1,0% |
2.429 |
1,2% |
2,1% |
29º |
HYUNDAI KONA |
2.384 |
0,9% |
2.506 |
1,3% |
-4,9% |
30º |
MERCEDES GLC |
2.338 |
0,9% |
3.964 |
2,0% |
-41,0% |
31º |
DACIA SANDERO |
2.239 |
0,9% |
1.391 |
0,7% |
61,0% |
32º |
MERCEDES CLASSE E |
2.229 |
0,9% |
2.753 |
1,4% |
-19,0% |
33º |
VW POLO |
2.228 |
0,9% |
1.742 |
0,9% |
27,9% |
34º |
AUDI A4 |
2.185 |
0,8% |
1.085 |
0,5% |
101,4% |
35º |
MERCEDES CLASSE V |
2.171 |
0,8% |
1.239 |
0,6% |
75,2% |
36º |
VW TRANSPORTER |
2.165 |
0,8% |
2.260 |
1,1% |
-4,2% |
37º |
FORD FOCUS |
2.107 |
0,8% |
1.917 |
1,0% |
9,9% |
38º |
SEAT BORN |
2.089 |
0,8% |
259 |
0,1% |
706,6% |
39º |
BMW SÉRIE 2 |
2.035 |
0,8% |
1.399 |
0,7% |
45,5% |
40º |
DACIA SPRING |
2.035 |
0,8% |
657 |
0,3% |
209,7% |
41º |
VW TOURAN |
2.025 |
0,8% |
326 |
0,2% |
521,2% |
42º |
BMW SÉRIE 1 |
2.015 |
0,8% |
2.028 |
1,0% |
-0,6% |
43º |
RENAULT MEGANE |
2.014 |
0,8% |
290 |
0,1% |
594,5% |
44º |
MERCEDES GLB |
1.967 |
0,8% |
378 |
0,2% |
420,4% |
45º |
VW UP |
1.921 |
0,7% |
3.966 |
2,0% |
-51,6% |
46º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1.918 |
0,7% |
680 |
0,3% |
182,1% |
47º |
FORD PUMA |
1.866 |
0,7% |
783 |
0,4% |
138,3% |
48º |
BMW X3 |
1.829 |
0,7% |
2.000 |
1,0% |
-8,6% |
49º |
HYUNDAI TUCSON |
1.822 |
0,7% |
1.784 |
0,9% |
2,1% |
50º |
DACIA DUSTER |
1.783 |
0,7% |
1.543 |
0,8% |
15,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta