A maior feira de tecnologia do mundo, a CES (Consumer Electronics Show) está chegando. Logo após a virada do ano, entre os dias 5 a 8 de janeiro, o evento dedicado à inovação e tecnologia em todos os campos. E claro, terá muita novidade da indústria automobilística.
Como toda edição, fabricantes de componentes, montadoras e diversas empresas de tecnologia apresentam desde sistemas cada vez mais avançados de direção autônoma e entretenimento à conceitos que antecipam novidades que estarão nos próximos anos nas ruas. Listamos aqui algumas das novidades para você ficar de olho.
O capacete inteligente da Aegis Rider
A empresa suíça Aegis Rider mostrará um capacete com realidade virtual integrada capaz de se conectar a smartphones e navegadores GPS. Projetado principalmente para motociclistas (mas também não está excluída uma aplicação no mundo automotivo), o capacete funciona como uma verdadeira viseira de realidade aumentada e fornece uma gama de informações de segurança, como pontos de frenagem e limites de velocidade a serem observados.
Aska eVTOL
Em 2021, a startup Aska revelou os primeiros esboços de um veículo totalmente elétrico de decolagem vertical que pode ser conduzido como um carro. NoaCES, este eVTOL será mostrado como um verdadeiro protótipo, já com a promessa de produção em série para os próximos anos.
Audi Holoride
O destaque da Audi não será um carro conceito, mas uma nova tecnologia para o entretenimento. É chamado de holoride e é capaz de adaptar o conteúdo virtual projetado nas telas do cockpit aos movimentos de direção do carro real. Na prática, se você vira à esquerda, a animação na tela segue esses movimentos para criar uma experiência verdadeiramente original. A Audi afirma que esta tecnologia não causa enjoo no carro e poderia estar pronta para um modelo de produção no início de 2023.
BMW i Vision Circular
Após o iX Flow que muda de cor sozinho mostrado em 2022, a BMW planeja outro conceito impressionante na CES 2023. O protótipo baseado na plataforma Neue Klasse (Nova Classe) antecipa o primeiro modelo de produção da "nova era" que chega em 2025. O conceito também é inspirado nos princípios elétricos, digital e circular, como o i-Vision Circular exposto no Salão de Munique 2021.
Bosch na CES de Las Vegas 2023
Há inúmeras soluções apresentadas pela Bosch, um dos principais fabricantes de sistemas de software de assistência ao motorista. Entre as novidades estão a detecção de colisão fora de zona, que usa uma gama de sensores e um novo algoritmo para avaliar cenários de colisão e ativar airbags e cintos de segurança.
Depois, há o Controle Dinâmico Veicular 2.0. Na prática, a frenagem, direção, trem de força e suspensão são gerenciados por um 'cérebro' ainda mais inteligente capaz de ler a situação da estrada e da direção com mais precisão, criando uma experiência muito segura e confortável ao volante.
Os avanços da Bosch continuam com uma arquitetura única simplificada e centralizada que gerencia tanto o sistema de infoentretenimento quanto os radares ADAS e LiDAR para condução autônoma de nível 4, monitoramento interno que detecta distração ou sonolência do motorista, sistemas eAxle para gerenciar a energia em carros elétricos e serviços de carregamento inteligente para carros movidos a bateria.
Dodge Charger Daytona Concept
As duas marcas americanas de Stellantis aceleram o ritmo para a eletricidade plena. Dodge está mais uma vez exibindo o conceito Charger Daytona SRT que antecipa o futuro muscle car de emissão zero planejado para 2024. A Chrysler (que venderá apenas modelos elétricos a partir de 2028) dá mais uma demonstração do conceito Ariflow, o protótipo futurista com um alcance de mais de 600 km que colocou a Tesla na mira.
Fiat Metaverse Store
A marca italiana estará presente com a 'Metaverse Store', o primeiro showroom interativo baseado no metaverso. Já ativa por várias semanas, a loja permite que você faça contato virtual com um 500 elétrico especial enquanto é assistido por um especialista em produtos. Os test-drives também estão disponíveis e é possível concluir a compra on-line. Num futuro próximo, o showroom digital contará também com outros modelos.
Hyundai ZER01ONE
No pavilhão Hyundai e Kia, serão apresentadas as startups do projeto ZER01ONE. As 10 empresas exibem suas idéias apoiadas pelo grupo coreano, tais como um sistema de câmera múltipla com visão quadrangular e uma plataforma de processamento de dados para a condução autônoma baseada em computação de bordo.
Novo logo Italdesign
O fabricante baseado em Turim apresenta um novo logotipo e, em geral, uma nova identidade de marca. Junto com a nova identidade, a Italdesign caminha para o futuro com um conceito elétrico inovador, o Climb-E. Desenvolvido em colaboração com o Grupo Schindler (um dos maiores fabricantes de sistemas de transporte vertical - entenda como elevadores) e o Politécnico de Torino, é um protótipo com condução autônoma de nível 5 que pode ser integrado nas estruturas de edifícios civis e residenciais.
O novo head-up display da Marelli
A empresa italiana mostrará as últimas inovações tecnológicas para o cockpit do futuro. Marcas e profissionais podem literalmente tocar a Smart Surface (painéis especiais com controles de toque integrados), que podem ser configurados em vários estilos e materiais para criar interiores únicos para cada modelo.
Também é apresentado o Display Diorama, uma nova geração de tela que percorre o comprimento do painel de instrumentos e mostra todas as informações de condução aos passageiros também.
Mercedes-Benz na CES 2023
A primeira mostra do ano verá a Mercedes-Benz apresentar uma série de novidades em diversas áreas. Antes de mais nada, a marca dá uma atualização sobre sua estratégia de eletrificação, que prevê o lançamento de apenas novos modelos elétricos a partir de 2025. Além disso, a empresa fala sobre os últimos desenvolvimentos em sistemas de assistência ao motorista, entretenimento dentro do veículo e uma importante colaboração artística.
Peugeot Inception concept
O futuro da marca do Leão passa pelo conceito Inception. Nas intenções da empresa, o protótipo representa o protótipo da próxima geração de veículo, tanto em termos de design quanto de interiores. De fato, um novo i-Cockpit estreará no Inception, que a Peugeot chama de "uma nova experiência física e digital".
É provável que várias soluções possam ser encontradas no novo 3008, nova geração do SUV francês que chegará entre 2023 e 2024.
Polestar 3
A estrela do estande da fabricante sueca é o Polestar 3, que chegará às lojas no final de 2023. Na CES, a marca mostra todas as características tecnológicas do SUV crossover, incluindo o sistema SmartEye que utiliza duas câmeras na cabine que podem rastrear os movimentos da cabeça e do olho do motorista. Em casos extremos, o veículo pode parar sozinho com segurança.
Robosense na CES em Las Vegas
A empresa chinesa mostrará seu primeiro LiDAR de "estado sólido", uma grande evolução em relação aos modelos já instalados em mais de 50 modelos no mundo inteiro. A RoboSense é fornecedora de marcas como BYD, GAC, Lotus, Great Wall, FAW Hogqi, Zeekr e Lucid.
Volkswagen ID.Aero Concept
O já chamado de "Passat elétrico" estará em exposição na CES. Alguns dias antes da exposição, a Volkswagen promete revelar o nome e as características do modelo, que, além da carroceria sedã, também será oferecido em uma versão station wagon.
ZF ProConnect
O gigante alemão de soluções e componentes para a indústria automobilística apresentará a plataforma de conectividade ProConnect. A arquitetura integra várias soluções e é gerenciada pelo supercomputador ProAI que controla a condução autônoma, a 'comunicação' entre veículos e infraestrutura e um sistema de navegação que tem precisão de centímetros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário