A Renault teve um ano movimentado em 2022, com lançamentos importantes como o Kwid reestilizado, Duster e Oroch com o novo motor 1.3 turbo de e o elétrico Kwid E-Tech. Embora esteja previsto que a Renault não tenha o mesmo volume de lançamentos, podemos esperar boas novidades para 2023, que vai de um inédito SUV anti-Pulse da Renault até a um SUV 100% elétrico que já andamos, o Megane E-Tech.
Indo direto ao ponto, estamos falando do novo SUV compacto que roda em testes no Brasil com carroceria do Dacia Stepway vendido na Europa, que aqui deverá brigar com o Fiat Pulse, entre outros. No entanto, a Renault ainda faz muito mistério. Teremos ainda o novo Megane E-Tech, que abandonou a carroceria de sedã/hatch para se tornar um SUV 100% elétrico com visual ousado. É um modelo que já tivemos um primeiro contato em solo europeu e que promete muito. Por último e não menos importante, teremos ainda o Kangoo E-Tech, nova geração da pequena van 100% elétrica.
Este sem dúvidas é um dos modelos mais esperados do mercado brasileiro em 2023, já que será um SUV compacto que atuará numa faixa de preço inicial, sendo posicionado logo abaixo do Duster na gama Renault. Até agora, a marca não deu muitos detalhes, mas já confirmou que produzirá um novo SUV com base na plataforma CMF-B em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). Além disso, esse novo pequeno SUV roda em testes no país com a carroceria do Dacia Stepway, mas a própria a Renault deixou claro que ele não será o novo SUV da marca por aqui.
Seu visual ainda é desconhecido, mas podemos apostar que deverá se inspirar na próxima reestilização do Clio para a Europa – podendo até resgatar o nome Clio, que ainda é um nome forte no Brasil. O novo SUV compacto já foi flagrado no exterior, o que indica que terá como base a carroceria do Stepway, mas a marca deve fazer grandes mudanças para lhe garantir um visual mais autoral, para isso, deverá compartilhar apenas a lateral com o Dacia Stepway, ou seja, a novidade seguirá a linha do Volkswagen Polo para o Nivus, assim como a Fiat fez com o Argo em relação ao Pulse.
E apesar de não herdar o visual do Stepway, podemos ter como referência ao menos o porte dele. O Stepway tem 4.099 mm de comprimento, o mesmo que o Fiat Pulse, com entreeixos de 2.604 mm, maior que os 2.532 mm do Fiat. Ou seja, se não crescer, o Renault terá mais espaço interno que o Fiat de Betim (MG). A novidade também terá inspirações no Stepway para o interior, como painel de instrumentos e multimídia, trazendo até elementos presentes no Duster.
Para debaixo do capô, é esperado o novo motor 1.0 turbo que a Renault vai fabricar no Paraná. Resta saber qual será a calibração deste conjunto, já que na Europa é usado o motor TCe 90 no Stepway de 92 cv e 16,3 kgfm de torque, sem injeção direta. Tem na prateleira ainda a variação HR10 com injeção direta, este com 115 cv e 20,4 kgfm que, segundo apuração da Quatro Rodas, é o motor que vem sendo testado no Brasil. Algo que faz sentido, já que esse propulsor tem números próximos ao dos futuros rivais da VW e Fiat. O motor será flex, enquanto o câmbio ainda é dúvida: pode ser CVT ou automatizado de dupla embreagem de 6 marchas.
O Renault Megane voltará ao Brasil, mas naquela forma que você conhecia como a perua Megane Grand Tour, que saiu de linha há 10 anos. A novidade desembarcará no Brasil em 2023 com o nome de Megane E-Tech e como uma nova fórmula: com carroceria SUV e com motorização 100% elétrica. O modelo será o carro eletrificado mais caro da marca por aqui e desembarcará no 3º trimestre, provavelmente na versão topo de linha Iconic.
Com visual ousado de faróis recortados e linhas retilíneas, o novo Mégane já apareceu em solo nacional em setembro durante o evento E-Tech 100% electric days. Primeiro carro da marca a usar a plataforma CMF-EV (voltada a elétricos), o modelo deixou de ser um hatch médio (no mercado europeu) para ser um SUV de dimensões mais compactas, com 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e um entre-eixos de 2,70 m. Para efeito de comparação, o Captur, atualmente o maior carro vendido pela Renault no Brasil, tem 4,32 m de comprimento e entre-eixos de 2,67 m.
A Renaut confirmou que vai vender o Megane E-Tech na versão com bateria de 60 kWh, sempre com motor elétrico de bons 220 cv e 30,6 kgfm de torque. Com isso definido, sabemos que ele terá autonomia que varia entre 428 km e 454 km, de acordo com o ciclo de testes WLTP usado na Europa. Em relação a números de desempenho, a Renault divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos, enquanto a velocidade máxima fica em 160 km/h – limitada para preservar a bateria.
Será bem equipado, trazendo 7 airbags, painel de instrumentos digital e multimídia com telas de 12”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, faróis de LED, carregador wireless para smartphones e mais.
Também teremos novidades da Renault em relação a veículos comerciais, como o novo Kangoo E-Tech. A nova geração do modelo entrou em pré-venda este ano no Brasil e as primeiras unidades começam a desembarcar ainda no primeiro semestre de 2023, alguns meses antes do Megane E-Tech. O novo furgão vem para substituir o Kangoo Z.E e chega com visual bem diferente, trazendo um design mais “quadradão” e faróis com luzes diurnas de LED.
Boa notícia ainda é que o modelo ficou mais potente, passando de 60 cv (44 kW) e 23 kgfm de torque do Kangoo atual para 120 cv (90 kW) e 25 kgfm. Apesar de não ter dado detalhes de versões equipamentos, a Renault confirmou também que o Kangoo E-Tech que vem para cá será oferecido com bateria de 45 kWh (capacidade útil), superior também ao antigo que tinha uma bateria de apenas 33 kWh. Assim, a autonomia declarada pelo padrão WLTP é de 300 km.
Disponível em duas versões de comprimento, o novo Renault Kangoo E-Tech terá um volume de carga de até 3,3 - 3,9 m3 na versão menor, enquanto que no modelo mais longo esse número irá de 4,2 a 4,9 m3. A capacidade de carga varia entre 600 kg para o primeiro e 800 kg para o segundo.
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