Em busca de combustíveis alternativos, as fabricantes de caminhões vêm apostando em modelos movidos a gás GNV. Bom exemplo é que o Grupo Iveco apresentou na Argentina seu plano de desenvolvimento de caminhões pesados e ônibus movidos a GNV, que tem por objetivo o crescimento das exportações e a liderança da indústria de veículos pesados no país.
Batizada de Natural Power, a linha de veículos movidos a gás natural (GNV) da Iveco na Argentina é formada por modelos como a van Daily Hi-Matic, além dos caminhões Tector GNC e o Stralis NP 460. Vale lembrar que esses veículos movidos a energias alternativas da Iveco são feitos no país “hermano” desde 2019, tudo por meio do desenvolvimento da linha Natural Power.
Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, e Santos Doncel Jones, presidente do Grupo Iveco Argentina, destacaram a confiança da empresa no país, onde atua desde 1953 – ou seja, há nada menos do que 69 anos. Vale lembrar ainda que a Iveco é a única fabricante de caminhões pesados da Argentina, cujo complexo industrial está instalado em Córdoba, no noroeste do país. Além disso, os executivos destacaram a importância de continuar promovendo a sustentabilidade por meio da redução de emissões, materiais particulados e ruídos.
“Iniciamos este ano com o anúncio de um importante plano de investimentos de US$ 200 milhões para a região, que visa promover não só o crescimento da empresa na América Latina, mas também dos setores produtivos e das economias regionais. Para isso, trabalhamos na fabricação de novos veículos, tecnologias e componentes e na ampliação da oferta de produtos Natural Power”, comentou Marcio Querichelli.
A fabricante ainda destacou o desenvolvimento do caminhão Tector GNC, que já é produzido em Córdoba, bem como a apresentação do ônibus a gás natural veicular fabricado na Argentina.
Já Santos Doncel Jones afirmou que “a sustentabilidade é uma prioridade para todo o Grupo Iveco. Estamos num caminho sem volta rumo ao futuro cujo principal pilar é a inovação. Em 2019, marcamos um marco na Argentina com o lançamento da família Natural Power. Em 2020 iniciamos com a produção nacional do GNV Tector e hoje nos posicionamos como a marca mais comprometida com a comercialização de soluções limpas e sustentáveis para nossos clientes, com um portfólio de produtos que se ajusta a cada necessidade”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Iveco apresenta o S-Way no Brasil com motor de até 540 cv
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Scania na Fenatran: novidades vão do “mochilão” ao caminhão curinga
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Mercedes-Benz mostrará na Fenatran o Accelo com cara nova e mais versões