A Volvo reservou para a Fenatran, uma das maiores feiras de transporte e logística do mundo, o anúncio de testes com seu caminhão elétrico FM Eletric, que deverá começar a ser testado no Brasil já no ano que vem. A marca sueca também aproveita o evento para anunciar os novos motores Euro 6, agora alinhados com a norma de emissões Proconve P8.

Começando pelo novo Volvo FM Eletric, o caminhão elétrico ainda não teve a confirmação oficial de sua comercialização no Brasil, no entanto, a fabricante sueca planeja dar início aos seus testes no Brasil com o modelo 100% elétrico. A ideia é chamar clientes da marca para verem de perto a tecnologia e, assim, darem suas impressões em relação ao novo modelo. Os primeiros testes deverão acontecer ainda no primeiro trimestre de 2023.

Volvo FM Eletric na Fenatran 2022 (1)

Vale lembrar que a produção de caminhões elétricos pesados da Volvo começou em setembro, na fábrica de Tuve em Gotemburgo, na Suécia. Os elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos a combustão, enquanto as baterias são fornecidas pela nova unidade da Volvo Trucks em Ghent.

O caminhão FM Eletric servirá de vitrine para a marca, já que ajudará nas metas de descarbonização da marca nos países em que está presente. O novo FM Eletric conta com um kit formado por seis baterias, o suficiente para o peso-pesado ter a capacidade de rodar por até 300 quilômetros – número ainda distante dos caminhões a diesel, mas que ajudariam nas operações em regiões urbanas e regionais – sendo livre de emissões. O peso bruto total combinado (PBTC) é de 44 toneladas.

É importante lembrar que a Volvo Group, divisão de veículos pesados e equipamentos, anunciou em setembro novidades importantes para o Brasil: o desenvolvimento de ônibus e caminhões elétricos para serem produzidos em território nacional, algo previsto para chegar ao mercado a partir de 2025. Para cumprir todo esse pacote de desenvolvimento no país, a Volvo vai investir nada menos do que R$ 1,5 bilhão em suas operações. Segundo o presidente global da Volvo Trucks, Roger Alm, a meta é vender apenas veículos elétricos até 2040 em todo o mundo.

Motores Euro 6

Volvo VM na Fenatran 2022 (2)

Linha Volvo VM na Fenatran 2022

A Volvo também aproveitou a Fenatran para anunciar os novos motores alinhados ao Proconve P8, que equivalentes ao Euro 6 do mercado europeu. Assim, toda a linha da marca sueca será atualizado, o que inclui os modelos FH, FM e FMX. Os modelos da linha VM também foram atualizados, com destaque para o novo motor seis cilindros em linha feito pela Volvo, cujo catálogo passa por versões com 290 cv de potência e 107 kgfm de torque e 360 cv e 143 kgfm. A marca afirma que os novos motores Euro 6 são, em média, 10% mais econômicos. De contrapartida, os preços vão subir (também em média) 20%.

Fotos: Thiago Moreno

Galeria: Volvo Trucks na Fenatran 2022

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com