Nesta segunda parte da edição especial de fim de ano do Semana Motor1.com, vamos relembrar os principais acontecimentos automotivos que ocorreram no segundo semestre de 2022. Começando com o lançamento da nova geração do Honda HR-V no mercado brasileiro.
Ao longo do segundo semestre, os hatches compactos mostraram força com as renovações tanto do Hyundai HB20 quanto do Volkswagen Polo. Logo após foi a vez de a Citroën apresentar o novo C3, com uma proposta inédita. Segundo SUV da Fiat, o Fastback começou a vender bem. Por último, mas não menos importante, o Volkswagen Gol permaneceu como um dos mais vendidos mesmo saindo de linha.
Apresentada logo no começo do segundo semestre, a nova geração do Honda HR-V trouxe uma renovação completa. Já seguindo a linguagem visual global da marca por dentro por fora, o SUV nas imagens parece maior do que é, já que suas medidas se mantiveram praticamente idênticas às do modelo anterior.
Inicialmente, o novo Honda HR-V começou a ser vendido sempre com o motor 1.5 flex aspirado, que recebeu injeção direta de combustível. A opção 1.5 turbo foi lançada mais recentemente, pois passou a ser flex e entregar até 177 cv de potência. Ambos saem de fábrica com câmbio automático CVT.
Enquanto os SUVs estão dominando cada vez mais o cenário automotivo nacional, dois modelos mostraram que os hatches ainda têm força. Um deles foi o Hyundai HB20. O modelo trouxe uma renovação mais profunda e com visual mais elegante e anguloso.
Trata-se da linguagem visual global da marca, agora disponível na linha de entrada da Hyundai no Brasil. A traseira ainda trouxe uma lanterna inteiriça e os piscas deslocados para o parachoque. Por dentro, pode receber até painel digital. Na parte mecânica, o novo HB20 não mudou, ainda oferecendo o 1.0 aspirado de 80 cv ou o 1.0 turbo de 120 cv. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de seis velocidades.
Pouco tempo depois, foi a vez da Volkswagen apresentar o Polo 2023. A reestilização do hatch acabou atrasando um ano em relação à Europa e o carro brasileiro não trouxe todas as alterações visuais de lá. O Polo perdeu os freios a disco traseiros e favor de tambores, mas ganhou uma cabine mais refinada e mais equipamentos de série para todas as versões, como faróis de LED por exemplo. A motorização ainda é a mesma: 1.0 aspirada, 1.0 turbo ou 1.4 turbo na versão GTS. Mas, para quem gosta de dirigir, as versões intermediárias turbo passaram a oferecer câmbio manual como opção, além do automático.
No final de agosto, foi a vez de a Citroën apresentar a sua cartada mais importante para o mercado brasileiro em 2022: o novo C3. O hatch é feito em Porto Real (RJ), ainda usando a plataforma CMP como o Peugeot 208. Anunciado como um "hatch com pegada SUV", a novidade trouxe um visual alto e quadradinho, o que ainda rendeu um bom aproveitamento de espaço interno sem sacrificar o bagageiro.
Seu preços o colocaram de frente com as versões mais caras de modelos de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi. No entanto, o C3 novo é maior e pode contar até com o veterano motor 1.6 da Peugeot aliado a um câmbio automático convencional de 6 marchas nos modelos mais caros. Entre os mais baratos, é usado o motor 1.0 FireFly de 3 cilindros compartilhado com o Fiat Argo e câmbio manual de 5 marchas, transmissão que também é opção com o 1.6.
Chegando como o segundo SUV da Fiat e o terceiro carro premium da marca, o Fastback adotou uma proposta mais refinada e com um visual SUV cupê. Tudo isso montado sobre a base da plataforma MLA do Pulse. No entanto, o Fastback tem sempre motor turbo, seja 1.0, como o Pulse ou 1.3 emprestado do Jeep Reengade com até 185 cv. A transmissão no primeiro caso é CVT, enquanto o último tem câmbio automático convencional de 6 marchas.
Desde a versão de entrada, o Fastback já traz faróis e lanternas fullLEDs, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado automático, sistema multimídia com espelhamento sem fios, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, farol-alto automático, chave presencial, câmera de ré, 4 airbags e controle de estabilidade. O bom pacote pelo preço já fez com que o SUV cupê da Fiat fosse o carro 0km mais buscado do Brasil em novembro.
Em 23 de dezembro, a última unidade do Volkswagen Gol deixou a linha de montagem de Taubaté (SP) após 42 anos de produção, sendo 27 deles como o carro mais vendido. Ainda assim, na parcial de vendas de dezembro, o hatch disputa carro a carro com a Fiat Strada para fechar o mês de dezembro como o mais emplacado.
A despedida do Gol foi marcada pelo lançamento da série especial Last Edition, com 1.000 unidades. Uma delas já está no museu da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). A última unidade de fato, que fechou a linha de montagem (carro cinza da foto acima) foi vendida para uma locadora de veículos.
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