Hyundai Creta ganhará novo visual e motor 1.5 turbo de 160 cv na Índia
SUV adotará reestilização com design inspirado no Tucson
Quando chegou ao Brasil em 2021, o Hyundai Creta já estava um pouco velho. O SUV compacto recebeu uma reestilização no mercado global, quando passou a usar a mesma cara que o Tucson atual, mexendo na grade e faróis. Enquanto ainda aguardamos sua chegada, os indianos preparam-se para começar a ver o utilitário nas lojas. E, segundo as informações que circulam no país asiático, o Creta ganhará um motor 1.5 turbo com cerca de 160 cv.
Será a mesma mudança lançada no resto da Ásia, fazendo com que o o Hyundai Creta adote uma nova grade dianteira mais larga e com pequenos gomos, no estilo que está no Tucson. Continua com um esquema de faróis duplos, porém as luzes diurnas deixam de ser linhas para ficarem integradas aos gomos da grade. Já a luz principal, mais abaixo, é vertical com dois projetores.
Deve trazer mudanças também no interior, principalmente com a adoção de um novo painel de instrumentos digital de 10,25”, substituindo os contadores analógicos e a tela central de 7”. Ganhou mais alguns equipamentos como sistema de som Bose com 8 alto-falantes, novos materiais para o acabamento, controle de cruzeiro adaptativo e outros – alguns destes itens ainda não eram oferecidos no Creta global.
A mudança mais interessante estará na motorização. Enquanto aqui no Brasil o Creta é vendido com motor 1.0 turbo de 120 cv e o 2.0 aspirado de 167 cv, o SUV tem motores diferentes na Ásia, como o 1.4 turbo de 140 cv. Porém, por conta das novas regras de emissões que passarão a valer na Índia em 2023, a Hyundai irá substituir o 1.4 por um 1.5 com potência em torno de 160 cv e pode até adotar um sistema híbrido-leve, para ajudar a reduzir mais um pouco o consumo e as emissões de poluentes. O 1.5 aspirado de 115 cv deve ser mantido para as versões de entrada.
Com o Hyundai Creta renovado chegando a cada vez mais mercados, ficamos na expectativa pelo lançamento no Brasil. Como o carro foi lançado aqui no ano passado, a marca sul-coreana iria esperar o aniversário de 4 anos antes de fazer uma mudança. Porém, a Hyundai não tem se importado muito com isto e tem mexido em seus modelos mais rapidamente, como vimos acontecer com o HB20, reestilizado somente três anos depois de sua estreia. Assim, existe a possibilidade de que o novo Creta esteja nos planos para 2024.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: GaadiWaadi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã