O caso da Exeed no Brasil é bem curioso. O Grupo Caoa, que representa a Chery no país, prometeu trazer a submarca de luxo, porém nunca mais tocou no assunto. E, recentemente, executivos da Exeed começaram a falar com a imprensa brasileira, indicando que virão por conta própria. Neste meio tempo, um de seus carros foi visto em testes nas ruas, o Exeed LX, que agora apareceu em um registro de desenho industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com desenho renovado.
O Exeed LX era cotado para ser o primeiro carro da marca no Brasil e pode ser encontrado pelo país, rodando sem camuflagem alguma, como mostramos no flagra feito em setembro. É basicamente um Caoa Chery Tiggo 7 mais refinado, usando a mesma plataforma e motores, porém com um visual próprio, acabamento melhorado e mais equipamentos, para justificar o posicionamento diferente.
As imagens do registro mostram que o LX trará alguns elementos da linha Omoda, mudando a grade inferior para que use pequenos gomos recortados na carroceria, ao invés de passagens de ar horizontais. As luzes de neblina verticais nas laterais do para-choque estão mais extensas, enquanto os faróis continuam finos, mas agora são divididos no centro por uma barra fechada com o nome da empresa. A traseira parece não ter mudado.
Na China, o carro não só começou a aparecer sem camuflagem como teve alguns detalhes revelados antes da hora. Manterá o motor 1.6 turbo de 200 cv, mas o 1.5 turbo de 158 cv deixará de ser oferecido, para adotar um novo 2.0 turbo de 261 cv. Na parte de equipamentos, alguns sites chineses apontam que terá duas telas para o painel de instrumentos e a central multimídia, posicionadas lado a lado, o que resultaria em um display de 24,6 polegadas.
A versão anterior ainda roda por São Paulo, mesmo que o lançamento seja uma incógnita
A grande dúvida neste momento é: será mesmo vendido no Brasil? Motor1.com conversou com os executivos da Exeed em uma apresentação global e eles reiteraram o interesse em trazer a marca de luxo da Chery ao país, dizendo que buscam parceiros para iniciar a operação brasileira. Inclusive disse que o Grupo Caoa poderia ser um destes parceiros. No entanto, a Caoa tem dito que desconhece esta movimentação e não comenta mais sobre os antigos planos de oferecer os carros da Exeed por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990