Embora o mercado de minivans não esteja mais em seus tempos áureos nos Estados e Unidos e na Europa, elas ainda têm espaço em mercados como o da China, que tem uma crescente demanda por este tipo de veículo. Como bom exemplo temos a exótica Trumpchi M8, uma minivan de proposta de luxuosa recém-lançada no mercado chinês que ostenta um desenho um tanto chamativo.
Com uma infinidade de marcas disputando o gigante mercado chinês, é natural que muitas fabricantes não sejam muito conhecidas ou mesmo você nunca tenha ouvido falar. A Trumpchi é uma marca de luxo da GAC Motor, que por sua vez é uma das maiores montadoras da China. A empresa também tem joint-ventures junto a empresas conhecidas como GAC-Toyota, GAC-Honda e GAC-Mitsubishi. Voltando à minivan Trumpchi M8, ela foi lançada em 2017 ainda com o nome GM8, mas nesta segunda geração lançada este ano adotou o nome M8. E como é de se imaginar, a semelhança da minivan com o BMW M8 é só o nome.
A nova minivan de luxo apareceu no canal do youtube Wheelsboy, que exibe em detalhes a minivan. Durante o vídeo, fica inegável a semelhança do desenho da grade da Trumpchi M8 com a minivan Lexus LM 300h, mas com o modelo chinês trazendo com enormes filetes verticais curvados com acabamento cromado, que se estende do capô até a base do para-choque. É um visual de gosto duvidoso, mas que é encontrado em modelos concorrentes e que aparece agradar o público do maior mercado automotivo do mundo. Os faróis fill-LED têm o formato de “L” invertido, enquanto atrás as lanternas têm o mesmo formato e são unidas por uma régua, e as rodas são de 18”.
Com 5.212 metros de comprimento, 1.893 m de altura, 1.823 de largura e entre-eixos de 3.070 m, a minivan M8 tem espaço para 7 pessoas, trazendo a segunda fileira com dois assentos que lembram mais poltronas de jatos executivos, enquanto a terceira tem bancos convencionais numa configuração 2+2+3. A segunda fileira tem até um modo chamado “Spa” que, ao ser ativado, reclina automaticamente os assentos e ligam os massageadores.
O interior tem desenho de uma montanha no lado direito do painel, além de revestimento em branco e preto, mas há a opção de preto com vermelho. Os frisos dourados garantem a atmosfera luxuosa, enquanto o painel de instrumentos 100% digital de 12,3” e a central multimídia tipo flutuante com 14,6 polegadas dão o ar high-tech. A minivan tem ainda sistema de som da Yamaha composto por 16 alto-falantes, o que inclui até alto-falantes embutidos nos bancos da segunda fileira (algo similar ao do Nissan Kicks por aqui), além de uma tela de 15,6 polegadas embutida no teto para os ocupantes traseiros.
Debaixo do capô, a oferta de motores passa por um 2.0 turbo de 250 cv de potência e 40,8 kgfm de torque e também por um 2.0 híbrido da Toyota, que entrega 190 cv e 33,6 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas no primeiro, enquanto o segundo traz transmissão eCVT. Apesar de todo esse pacote e luxo, a minivan custa cerca de US$ 48.000 na China – menos de um terço do valor do Lexus LM.
Fonte: Wheelsboy on YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida