Como tudo tem que ser SUV hoje em dia, a Mitsubishi Xpander Cross é uma minivan elevada com um visual bem diferente. Foi lançada há menos de três anos e já está recebendo um facelift. Não esqueçamos que a marca japonesa tem uma longa história quando se trata de veículos de transporte robustos, como a Delica, que já existe há décadas e tem tração nas quatro rodas, enquanto que a Xpander Cross tem apenas tração dianteira.
A nova Mitsubishi Xpander Cross conta com várias mudanças, embora mantenha basicamente o mesmo desenho de antes. Apresentada no Salão do Automóvel da Indonésia de 2022 e já à venda, o Xpander Cross vem com dianteira redesenhada que recebe novos faróis que continuam a ter um desenho dividido, mas que agora trazem um visual em forma da letra "T". As luzes de seta foram movidas para cima e assim ficarem mais visíveis, enquanto o capô agora é mais largo do que antes.
Vindo com uma pintura de bronze verde metálico, o facelift do modelo meio-minivan/meio-SUV teve seus balanços frontal e traseiro esticados para um total de 95 milímetros. Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas têm um aspecto em dois tons com detalhes cinza para combinar com as placas de proteção na dianteira e traseira, bem como com os guarnições das portas. O design em "T" na dianteira também está presente na traseira nas lanternas, dando ao Xpander Cross uma aparência mais moderna.
Com uma distância mínima ao solo de 220 milímetros, o modelo familiar deve ser capaz de lidar facilmente com estradas acidentadas, mas tenha em mente que não se trata de um veículo off-road. Com a atualização de meia-vida, ele recebe o chamado controle ativo de guinada (YAC) da Mitsubishi, que controla as forças de aceleração e frenagem entre as rodas do lado esquerdo e do lado direito, enviando o torque necessário para qualquer rodas.
Também há novidades no interior da minivan, à exemplo do freio de estacionamento elétrico, painel digital e uma central multimídia maior com tela agora medindo 8 polegadas. Os botões do ar-condicionado deram lugar a uma tela, enquanto um carregador de celular sem fio foi adicionado. A minivan das imagens tem câmbio automático CVT, mas o modelo também é oferecido com uma transmissão manual de 5 marchas. Vale lembrar que, na versão manual, a Xpander Cross tem uma distância ao solo ligeiramente maior de 225 mm.
Debaixo do capô, a potência é fornecida por um motor 1.5 a gasolina aspirado de 103 cv e 14,38 kgfm de torque, portanto, definitivamente não é a minivan mais rápida por aí. De contrapartida, é uma escolha racional para uma família que procura comprar um carro versátil e acessível com três fileiras de assentos, contanto que eles não se importem com o design frontal...
Fonte: Mitsubishi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Teste Mitsubishi Pajero Sport Legend 2025: raíz ou premium?
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
Electric Days: GM vê Brasil com potencial para exportar até aos EUA
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports