Quando a Volkswagen Amarok estava para fazer sua estreia, a Ford acabou com as esperanças de que a picape alemã teria uma versão esportiva baseada na Ranger Raptor – as duas picapes estão compartilhando plataformas e motores na geração atual. Porém, isto não significa que a caminhonete não receberia uma variante mais potente, como revela Petr Sulc, gerente de produto da Volkswagen Commercial Vehicles.
Sulc conversou com o pessoal do site Drive, durante uma apresentação da nova Volkswagen Amarok para as mídias australianas. O executivo disse que a empresa está montando um caso de negócio para uma versão esportiva, fazendo as contas para ver se valeria a pena investir em uma variante deste tipo. “Se você me perguntar como gerente de produto, eu vou te dizer não. Se me perguntar como um cara de vendas, eu vou te dizer que é óbvio, imediatamente”, explica Sulc.
Tudo vai depender deste estudo para provar que uma Amarok esportiva teria vendas o suficiente para justificar o investimento financeiro e de desenvolvimento, para que assim consiga a aprovação do projeto junto com a matriz. “Qual será o objetivo para o futuro? Nós sempre estamos pensando em como fazer nossa linha de veículos melhor e melhor”, continua o executivo, mostrando que há um caminho para esta configuração.
O problema é que, como a Ranger Raptor não estava no acordo entre Ford e Volkswagen para compartilhar plataforma, motores e equipamentos, a marca alemã terá que trabalhar por conta própria. Sem o 3.0 V6 biturbo da Ford, a VW precisa usar um motor próprio. Uma possibilidade ventilada pelo site Drive é fazer um acordo com a empresa australiana Walkinshaw, que desenvolveu a Amarok W580, então já tem experiência com a picape e poderia extrair mais força do 3.0 V6 turbo que equipa a primeira geração da picape, superando os 258 cv.
Seria um bom diferencial para a Amarok nos mercados que consomem muitas picapes, como Austrália e África do Sul (esta última onde ela está sendo produzida). Até agora, a Ford está praticamente sozinha neste segmento, pois a Toyota Hilux só tem uma variante esportivada GR-Sport, que tem somente um visual diferente e 20 cv a mais, chegando a 224 cv. Existem diversos rumores sobre possíveis versões esportivas para Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton, porém nenhuma virou realidade até agora.
Poderia também ser uma forma da nova geração da Volkswagen Amarok chegar ao Brasil. A fabricante já anunciou que não tem planos de trazê-la para a América Latina, preferindo fazer uma mais uma reestilização para a geração antiga, de forma que possa continuar a ser produzida na Argentina por mais 10 anos.
Fonte: Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média