Com menos de 50% de participação em relação aos 191.944 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil em novembro – 43,73%, para ser exato -, o varejo chegou ao 5º mês seguido atrás das vendas diretas. Com 17,92% de market share, vantagem inferior a 2 pontos sobre a Toyota (16,01%), a Fiat (17,92%) repetiu a liderança de outubro. Chevrolet (15,94%), Volkswagen (12,21%) e Hyundai (10,28%) vieram em seguida.
Preferido entre os SUVs pelo 8º mês seguido, o Hyundai Creta (4.997) repetiu a liderança conquistada entre os automóveis desde agosto com quase 95% de seus registros. Mas desta vez foi por muito pouco: apenas 35 unidades atrás, o Chevrolet Tracker (4.962) subiu uma posição nas últimas semanas. O Chevrolet Onix (4.623), próximo dos líderes, completou o pódio.
Com o VW Nivus (3.185) em 4º, o Toyota Corolla Cross (3.040) em 5º, o Fastback (3.008) em 6º - é o 1º top 10 do Fiat - e o VW T-Cross (2.759) em 9º, tivemos 60% do pelotão de cima com representantes do segmento mais aquecido do mercado pelo 4º mês em sequência. Sétimo, o Corolla (2.795) foi o nº 1 entre os sedãs, segmento que teve apenas o Toyota e o Chevrolet Onix Plus (2.652) entre os vinte primeiros colocados.
Número um nas vendas diretas, o Fiat Mobi (1.246) foi apenas o 22º colocado – seu maior rival entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (2.450) foi o 13º. Com 1.573 unidades, o Citroën C3 garantiu lugar no top 20. Entre os cinquenta primeiros, apenas quatro modelos tiveram 100% de suas unidades na modalidade: o Toyota RAV4 (109), o Porsche Cayenne (108) e os Mercedes-Benz GLA (104) e Classe C (96).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
NOV.22 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.997 |
94,84% |
5.269 |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
4.962 |
68,62% |
7.231 |
3º |
CHEVROLET ONIX |
4.623 |
62,53% |
7.393 |
4º |
VW NIVUS |
3.185 |
65,55% |
4.859 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.040 |
89,36% |
3.402 |
6º |
FIAT FASTBACK |
3.008 |
94,29% |
3.190 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
2.795 |
76,45% |
3.656 |
8º |
HYUNDAI HB20 |
2.784 |
29,44% |
9.457 |
9º |
VW T-CROSS |
2.759 |
53,32% |
5.174 |
10º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.652 |
33,01% |
8.035 |
11º |
HONDA HR-V |
2.627 |
90,46% |
2.904 |
12º |
FIAT PULSE |
2.520 |
68,39% |
3.685 |
13º |
RENAULT KWID |
2.450 |
39,63% |
6.182 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.866 |
71,58% |
2.607 |
15º |
VW POLO |
1.836 |
85,32% |
2.152 |
16º |
FIAT ARGO |
1.660 |
21,46% |
7.737 |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.628 |
68,84% |
2.365 |
18º |
CITROËN C3 |
1.573 |
49,29% |
3.191 |
19º |
TOYOTA SW4 |
1.467 |
96,39% |
1.522 |
20º |
HONDA CITY HATCH |
1.320 |
95,58% |
1.381 |
21º |
JEEP COMPASS |
1.262 |
19,69% |
6.409 |
22º |
FIAT MOBI |
1.246 |
14,28% |
8.724 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.163 |
25,99% |
4.474 |
24º |
FIAT CRONOS |
999 |
15,19% |
6.575 |
25º |
VW GOL |
985 |
13,46% |
7.320 |
26º |
HONDA CITY |
973 |
84,83% |
1.147 |
27º |
VW TAOS |
876 |
76,24% |
1.149 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
832 |
51,52% |
1.615 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
817 |
57,86% |
1.412 |
30º |
RENAULT DUSTER |
786 |
35,01% |
2.245 |
31º |
BMW 320i |
611 |
91,74% |
666 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
480 |
61,86% |
776 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
468 |
39,76% |
1.177 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
410 |
61,01% |
672 |
35º |
CHEVROLET SPIN |
384 |
20,18% |
1.903 |
36º |
JEEP COMMANDER |
272 |
11,23% |
2.422 |
37º |
CHEVROLET EQUINOX |
222 |
77,08% |
288 |
38º |
RENAULT SANDERO |
215 |
16,03% |
1.341 |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
213 |
57,41% |
371 |
40º |
VW VIRTUS |
202 |
33,67% |
600 |
41º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
201 |
42,23% |
476 |
42º |
MITSUBISHI PAJERO |
176 |
94,62% |
186 |
43º |
AUDI Q3 |
163 |
76,53% |
213 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
154 |
15,34% |
1.004 |
45º |
PEUGEOT 208 |
126 |
3,17% |
3.978 |
46º |
TOYOTA RAV4 |
109 |
100,00% |
109 |
47º |
PORSCHE CAYENNE |
108 |
100,00% |
108 |
48º |
LAND ROVER DEFENDER |
105 |
94,59% |
111 |
49º |
MERCEDES GLA |
104 |
100,00% |
104 |
50º |
MERCEDES CLASSE C |
96 |
100,00% |
96 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (4.273) chegou ao 6º mês no topo, mantendo pouco mais de 700 unidades de vantagem sobre a Toyota Hlux (3.558). A Fiat Toro (917), distante das líderes, viu cair ainda mais sua vantagem na disputa pelo 3º lugar, com a Ford Ranger (758) bem próxima. Em mês fraco, a Chevrolet S10 (214) foi apenas a 10ª colocada.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
NOV.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
4.273 |
46,24% |
9.240 |
2º |
TOYOTA HILUX |
3.558 |
73,88% |
4.816 |
3º |
FIAT TORO |
917 |
26,40% |
3.473 |
4º |
FORD RANGER |
758 |
59,03% |
1.284 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
596 |
47,60% |
1.252 |
6º |
NISSAN FRONTIER |
384 |
34,66% |
1.108 |
7º |
FIAT FIORINO |
373 |
17,67% |
2.111 |
8º |
RENAULT OROCH |
265 |
18,79% |
1.410 |
9º |
KIA K2500 |
264 |
99,25% |
266 |
10º |
CHEVROLET S10 |
214 |
15,24% |
1.404 |
11º |
VW AMAROK |
187 |
24,16% |
774 |
12º |
FORD TRANSIT |
163 |
59,49% |
274 |
13º |
RENAULT MASTER |
153 |
20,24% |
756 |
14º |
VW SAVEIRO |
140 |
4,71% |
2.975 |
15º |
IVECO DAILY |
139 |
100,00% |
139 |
16º |
CITROËN JUMPY |
130 |
77,84% |
167 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
110 |
100,00% |
110 |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
109 |
70,32% |
155 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
86 |
76,79% |
112 |
20º |
EFFA V21 |
75 |
100,00% |
75 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
40 |
21,74% |
184 |
22º |
EFFA V22 |
34 |
100,00% |
34 |
23º |
FIAT SCUDO |
29 |
16,57% |
175 |
24º |
FORD MAVERICK |
22 |
35,48% |
62 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
13 |
100,00% |
13 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
11 |
100,00% |
11 |
27º |
IVECO DAILY 30-130 |
10 |
100,00% |
10 |
28º |
JAC IEV750 |
9 |
100,00% |
9 |
29º |
RAM 1500 |
7 |
3,93% |
178 |
30º |
FIAT DUCATO |
6 |
75,00% |
8 |
31º |
JEEP GLADIATOR |
5 |
62,50% |
8 |
32º |
RAM 3500 |
5 |
1,64% |
304 |
33º |
FORD F150 |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
JAC V260 |
4 |
100,00% |
4 |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
100,00% |
4 |
38º |
CITROËN JUMPER |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
BYD T3 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
HYUNDAI HR |
2 |
66,67% |
3 |
42º |
IVECO DAILY 35-150 |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
FORD PAMPA |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
KIA UK2500 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
MERCEDES-BENZ EQV300 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora