Preço da nova Honda Twister 2023 vai atrasar; entenda o motivo
Valor da moto deveria ser anunciado agora em dezembro, mas foi postergado
No meio de novembro, a Honda anunciou 3 novidades importantes para o mercado brasileiro. Além da nacionalização do câmbio automático DCT para a Africa Twin e de uma série especial de 30 anos para a CBR 1000 RR-R Fireblade, a marca também confirmou a chegada de uma nova geração para a Twister, que terá motor de 300 cilindradas.
A previsão era de que a nova CB 300F Twister 2023 chegasse às lojas já em janeiro do ano que vem, com o preço sendo confirmado a partir de dezembro agora. No entanto, a Honda emitiu um comunicado oficial informando que a confirmação dos valores para a nova geração da moto deve ocorrer apenas na primeira semana de janeiro. De acordo com a empresa, a postergação aconteceu por conta de um ajuste de datas para o início da produção da moto em Manaus (AM), levando em consideração as férias coletivas na fábrica que acontecerão agora em dezembro.
O que sabemos da Honda CB 300F Twister 2023?
Basicamente, falta saber apenas o preço da moto. A atual Honda CB 250F Twister está anunciada no site da marca por a partir de R$ 18.420 sem frete na versão CBS e por a partir de R$ 19.590, também sem frete. Sabemos que a moto manterá as duas configurações, mas resta ver se haverá um aumento proporcionalmente baixo, como na apresentação da nova Honda PCX 2023, ou se as alterações na moto demandarão um reajuste elevado.
Falando em alterações, a nova Honda CB 300F Twister 2023 passou por diversas mudanças com a chegada da nova geração. O chassi ainda é do tipo diamante, com trava dupla superior e o motor fazendo parte da estrutura, mas recebem algumas novidades como uma seção traseira redesenhada por conta dos assentos separados. O motor é considerado pela Honda como uma evolução do atual 250. Mas toda a parte do superior, incluindo cilindro e cabeçote foram alterados.
Isso aconteceu por conta do aumento de cilindrada, que passou dos atuais 249,5 cm3 para 293,5 cm3. A mudança veio do aumento do diâmetro do pistão (77 mm), enquanto o curso foi mantido (63 mm). Ela mantém o sistema flex, 2 válvulas de admissão, 2 válvulas de escape e comando simples no cabeçote. Por conta das mudanças, o radiador de óleo foi redimensionado, assim como o escapamento. Mas o arrefecimento do motor em si ainda é a ar.
Com as alterações o novo propulsor da Twister 2023 entrega até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Na comparação com o atual 250, ganhou 2,1 cv de potência e 0,3 kgfm de torque. O câmbio de 6 velocidades teve as relações refeitas, com a primeira marcha mais curta. Porém, a novidade de transmissão é que a embreagem recebeu assistência para ter um acionamento mais leve, além de um elemento deslizante pare evitar o travamento da roda traseira em reduções fortes.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou