Em disputa acirrada, Peugeot 208 é o preferido dos europeus em outubro
Golf tem empate técnico com o hatch francês
As vendas de veículos novos na Europa registraram mais um mês de avanço na comparação com o mesmo período de 2021. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, foram comercializadas em outubro 910.753 unidades, uma alta de 14% - em números absolutos, mais de 112 mil novos carros chegaram às ruas.
Embora ainda negativo em quase 8%, o acumulado do ano chegou a 9.181.660 unidades. A Volkswagen (102.166) manteve uma confortável liderança entre as montadoras, com a Toyota (65.326) como vice pelo 10º mês seguido. Destaque para a 3ª posição da Audi (52.601), responsável pelo maior crescimento entre as vinte primeiras. Peugeot (49.486), Renault (48.041) e Kia (42.413) foram as únicas do top 10 com resultados negativos.
POS. |
MARCA |
OUT.22 |
% MERCADO 2022 |
OUT.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
102.166 |
11,2% |
74.379 |
9,3% |
37,4% |
2º |
TOYOTA |
65.326 |
7,2% |
44.669 |
5,6% |
46,2% |
3º |
AUDI |
52.601 |
5,8% |
33.077 |
4,1% |
59,0% |
4º |
BMW |
50.962 |
5,6% |
48.185 |
6,0% |
5,8% |
5º |
PEUGEOT |
49.486 |
5,4% |
52.730 |
6,6% |
-6,2% |
6º |
MERCEDES-BENZ |
49.005 |
5,4% |
48.101 |
6,0% |
1,9% |
7º |
RENAULT |
48.041 |
5,3% |
51.045 |
6,4% |
-5,9% |
8º |
FORD |
46.866 |
5,1% |
34.012 |
4,3% |
37,8% |
9º |
SKODA |
44.777 |
4,9% |
30.364 |
3,8% |
47,5% |
10º |
KIA |
42.413 |
4,7% |
42.809 |
5,4% |
-0,9% |
11º |
HYUNDAI |
39.646 |
4,4% |
43.504 |
5,4% |
-8,9% |
12º |
DACIA |
34.630 |
3,8% |
29.864 |
3,7% |
16,0% |
13º |
OPEL/VAUXHALL |
32.038 |
3,5% |
33.312 |
4,2% |
-3,8% |
14º |
FIAT |
30.936 |
3,4% |
33.517 |
4,2% |
-7,7% |
15º |
CITROËN |
30.783 |
3,4% |
30.019 |
3,8% |
2,5% |
16º |
SEAT |
26.005 |
2,9% |
20.081 |
2,5% |
29,5% |
17º |
VOLVO |
22.141 |
2,4% |
21.623 |
2,7% |
2,4% |
18º |
NISSAN |
19.400 |
2,1% |
17.410 |
2,2% |
11,4% |
19º |
MINI |
13.631 |
1,5% |
12.908 |
1,6% |
5,6% |
20º |
MAZDA |
13.180 |
1,4% |
11.642 |
1,5% |
13,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
910.753 |
... |
798.505 |
... |
14,1% |
|
ACUMULADO |
9.181.660 |
... |
9.960.682 |
... |
-7,8% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido;
Entre os modelos, tivemos uma disputa acirradíssima pela 1ª posição entre o Peugeot 208 (17.075) e o VW Golf (17.038), com o representante francês cada vez mais perto de encerrar um domínio anual do alemão que já dura um longo período. Segundo colocado no acumulado de 2022, o Dacia Sandero (16.147) garantiu seu 5º pódio consecutivo.
Mas desta vez não foi fácil, já que a vantagem sobre o Fiat 500 (16.117) e sobre o Toyota Yaris (16.039) foi inferior a 150 unidades. Líder entre os SUVs e crossovers, o VW T-Roc (13.378) veio em seguida. Com 13.167 unidades, o Renault Clio assegurou presença no top 10 pelo 2º mês seguido. Além do Yaris em 5º, a Toyota ainda emplacou o Yaris Cross (12.079) entre os dez primeiros.
Preferido no mesmo período do ano passado, o Peugeot 2008 (10.990) agora foi o 15º, com vendas quase 40% menores. Também em forte queda (-40%), o Ford Focus (7.650) foi apenas o 35º colocado. Com péssimo resultado em 2021, o Ford Fiesta (10.128), que já teve sua aposentadoria anunciada, desta vez entrou no top 20. Líder em setembro, o Tesla Model Y sequer figurou no top 50 de outubro.
POS. |
MODELO |
OUT.22 |
% MERCADO 2022 |
OUT.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
PEUGEOT 208 |
17.075 |
1,9% |
13.978 |
1,8% |
22,2% |
2º |
VW GOLF |
17.038 |
1,9% |
11.176 |
1,4% |
52,5% |
3º |
DACIA SANDERO |
16.147 |
1,8% |
14.043 |
1,8% |
15,0% |
4º |
FIAT 500 |
16.117 |
1,8% |
13.449 |
1,7% |
19,8% |
5º |
TOYOTA YARIS |
16.039 |
1,8% |
8.016 |
1,0% |
100,1% |
6º |
VW T-ROC |
13.378 |
1,5% |
12.116 |
1,5% |
10,4% |
7º |
RENAULT CLIO |
13.167 |
1,4% |
14.639 |
1,8% |
-10,1% |
8º |
CITROËN C3 |
12.248 |
1,3% |
11.395 |
1,4% |
7,5% |
9º |
TOYOTA YARIS CROSS |
12.079 |
1,3% |
- |
- |
- |
10º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
11.560 |
1,3% |
12.355 |
1,5% |
-6,4% |
11º |
SKODA OCTAVIA |
11.469 |
1,3% |
8.668 |
1,1% |
32,3% |
12º |
HYUNDAI TUCSON |
11.438 |
1,3% |
11.763 |
1,5% |
-2,8% |
13º |
VW TIGUAN |
11.424 |
1,3% |
6.605 |
0,8% |
73,0% |
14º |
FORD PUMA |
11.094 |
1,2% |
4.548 |
0,6% |
143,9% |
15º |
PEUGEOT 2008 |
10.990 |
1,2% |
18.109 |
2,3% |
-39,3% |
16º |
DACIA DUSTER |
10.957 |
1,2% |
9.218 |
1,2% |
18,9% |
17º |
KIA SPORTAGE |
10.545 |
1,2% |
6.241 |
0,8% |
69,0% |
18º |
FORD FIESTA |
10.128 |
1,1% |
2.514 |
0,3% |
302,9% |
19º |
FIAT PANDA |
9.909 |
1,1% |
12.391 |
1,6% |
-20,0% |
20º |
NISSAN QASHQAI |
9.789 |
1,1% |
9.176 |
1,1% |
6,7% |
21º |
RENAULT CAPTUR |
9.723 |
1,1% |
12.099 |
1,5% |
-19,6% |
22º |
FORD KUGA |
9.582 |
1,1% |
8.878 |
1,1% |
7,9% |
23º |
VW T-CROSS |
9.511 |
1,0% |
9.316 |
1,2% |
2,1% |
24º |
TOYOTA AYGO |
9.418 |
1,0% |
4.562 |
0,6% |
106,4% |
25º |
TOYOTA COROLLA |
9.275 |
1,0% |
10.312 |
1,3% |
-10,1% |
26º |
AUDI A3 |
9.245 |
1,0% |
- |
- |
- |
27º |
MINI |
8.988 |
1,0% |
8.987 |
1,1% |
0,0% |
28º |
MERCEDES CLASSE A |
8.792 |
1,0% |
9.264 |
1,2% |
-5,1% |
29º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
8.674 |
1,0% |
- |
- |
- |
30º |
VOLVO XC40 |
8.365 |
0,9% |
10.476 |
1,3% |
-20,2% |
31º |
PEUGEOT 308 |
8.223 |
0,9% |
- |
- |
- |
32º |
RENAULT ARKANA |
8.082 |
0,9% |
- |
- |
- |
33º |
VW POLO |
7.778 |
0,9% |
11.368 |
1,4% |
-31,6% |
34º |
CUPRA FORMENTOR |
7.685 |
0,8% |
- |
- |
- |
35º |
FORD FOCUS |
7.650 |
0,8% |
12.704 |
1,6% |
-39,8% |
36º |
HYUNDAI KONA |
7.637 |
0,8% |
8.481 |
1,1% |
-10,0% |
37º |
PEUGEOT 3008 |
7.135 |
0,8% |
9.095 |
1,1% |
-21,6% |
38º |
RENAULT MEGANE |
6.985 |
0,8% |
- |
- |
- |
39º |
SKODA FABIA |
6.824 |
0,7% |
6.725 |
0,8% |
1,5% |
40º |
BMW SÉRIE 3 |
6.526 |
0,7% |
7.507 |
0,9% |
-13,1% |
41º |
SKODA KAROQ |
6.171 |
0,7% |
- |
- |
- |
42º |
TOYOTA RAV4 |
6.141 |
0,7% |
7.569 |
0,9% |
-18,9% |
43º |
TOYOTA C-HR |
6.106 |
0,7% |
5.843 |
0,7% |
4,5% |
44º |
VW ID.4 |
6.066 |
0,7% |
- |
- |
- |
45º |
MERCEDES GLA |
5.898 |
0,6% |
7.100 |
0,9% |
-16,9% |
46º |
KIA NIRO |
5.814 |
0,6% |
8.044 |
1,0% |
-27,7% |
47º |
VOLVO XC60 |
5.576 |
0,6% |
5.735 |
0,7% |
-2,8% |
48º |
BMW SÉRIE 1 |
5.546 |
0,6% |
6.136 |
0,8% |
-9,6% |
49º |
VW TAIGO |
5.520 |
0,6% |
- |
- |
- |
50º |
MG ZS |
5.465 |
0,6% |
- |
- |
- |
Observação: Números de outubro/21 indisponíveis para os modelos Toyota Yaris Cross, Audi A3, Opel / Vauxhall Mokka, Peugeot 308, Renault Arkana, Cupra Formentor, Renault Megane, Skoda Karoq, VW ID.4, VW Taigo e MG ZS.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208: nova geração já está em andamento e poderá retomar versão GTi
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas