Enquanto no Brasil o segmento de picapes médias é conhecido pelos preços salgados e aumentos constantes, lá fora muitos mercados contam com opções verdadeiramente acessíveis. Prova disso vem da China, onde começa a ser vendida neste mês de novembro a curiosa BAW Calorie, detentora do título de caminhonete média mais barata do mundo.
Produzida pela Beijing Auto Works, a picape custa entre 69.800 e 76.800 yuans (algo entre R$ 51.000 e R$ 56.000 numa conversão direta) e promete conquistar fatia importante do segmento nesta seara de entrada. Curioso notar que, apesar do preço acessível, a Calorie oferece diferenciais importantes como cabine dupla, opção de caçamba alongada e até telas digitais duplas no painel.
Ao todo, são 5,27 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,86 de altura na versão convencional e 5,52 metros, 1,99 m e 1,86 m, respectivamente, na configuração com entre-eixos alongado. Dependendo da variante, a capacidade de carga varia entre 495 kg e 795 kg (números modestos levando em conta a média do segmento).
O design é relativamente simples, sem grandes arroubos ou ousadias, e condiz com a proposta de baixo custo da picape. Dependendo da escolha do consumidor, é possível adicionar elementos de personalização como adesivos nas laterais, santo-antônio e rodas de liga-leve. Nas versões de acesso, porém, a simplicidade fica evidente nas rodas de aço e maçanetas sem pintura.
Na cabine, o painel tem desenho arrojado e chama atenção pelo quadro de instrumentos totalmente digital posicionado ao lado da central multimídia. Cada tela conta com 10,25 polegadas. O aspecto geral é de modernidade, especialmente pelo revestimento em couro e ergonomia aparentemente eficiente.
Na lista de equipamentos, destaque para sistema de navegação, Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, direção eletro-hidráulica, bancos com fixação infantil ISOFIX, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré e airbags frontais.
Sob o capô, o motor 2.0 aspirado a gasolina entrega 144 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual de 5 marchas, sem opção de tração 4x4.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Jaguar ainda nem foi lançada e já criou polêmica; o que você achou?
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!