page ad skin

Fiat Fastback Impetus 2023: por que esta é a melhor versão do SUV-cupê?

Entre as 3 opções do segundo SUV da marca, a intermediária pode ser a escolha certa

Fiat Fastback Impetus T200 2023

Apresentado em setembro de 2022, o inédito Fiat Fastback inaugurou o visual de SUV-cupê entre os carros da marca, além de ser o segundo utilitário esportivo da empresa atrás do Pulse. Agora, no começo de novembro, a novidade já tinha chegado ao marco de 10 mil unidades vendidas, a maioria da configuração mais cara. No entanto, com 3 versões à escolha dos consumidores, qual vale mais a pena?

Aqui no Motor1.com, já avaliamos o novo Fiat Fastback em algumas oportunidades desde seu lançamento. Também acompanhamos de perto a evolução dos preços do carro e destrinchamos a lista de equipamentos de cada uma. Com estas informações em mãos,  chegamos à conclusão de que a versão Impetus T200, a mais cara com motor 1.0 turbo, é a que traz o melhor custo-benefício. Entenda o porquê.

A mecânica do Fiat Fastback 2023

Em motorização, o Fiat Fastback será vendido com o T200, 1.0 turbo de 3 cilindros, e o T270, o 1.3 turbo, esse com a assinatura By Abarth. No motor 1.0 turbo, são 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque com o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. A versão topo é a única com o 1.3 turbo, de 180/185 cv e 27,5 kgfm, este com o câmbio automático de 6 marchas.

O consumo declarado para os modelos com o motor menor é de 8,4 km/l na cidade e de 10,2 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Já com gasolina, os números são respectivamente 11,9 km/l e 14,6 km/l. Para o modelo com motor 1.3 turbo, os valores são 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol. Os valores chegam a 11,3 km/l e 13,6 km/l, respectivamente, com gasolina.

Nos testes de consumo exclusivos do Motor1.com, o carro com motor 1.3 turbo superou os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do InMetro. Ele registrou com etanol 8,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.

O que cada versão do Fiat Fasback 2023 oferece?

Fiat Fastback Impetus T200 2023

Fiat Fastback Audace T200 (R$ 131.490): Faróis e lanternas de LED, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado automático, rodas de 17", sistema multimídia com tela de 8,4" e espelhamento sem fios, painel de instrumentos com tela de 3,5", piloto automático, carregador de smartphone sem fio, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, frenagem automática de emergência, alerta de saída involuntária de faixa, farol alto automático, partida remota, chave presencial, coluna de direção com regulagem de altura, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, aletas para trocas de marchas, 4 airbags e controles de tração e estabilidade com TC+.

Fiat Fastback Impetus T200 (R$ 142.490): Audace + central multimídia de 10,1", painel de instrumentos de 7", teto em preto, rodas de 18", volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos em couro com acabamento escurecido em colunas e teto e sensor de estacionamento dianteiro.

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 (R$ 154.990): Impetus + motor 1.3 turbo, detalhes escurecidos na carroceria.

Nossa escolha: Fiat Fastback Impetus

Fiat Fastback Impetus T200 2023

Passados os primeiros meses de seu lançamento, o Fiat Fastback já ficou mais caro, mas ainda  está dentro da faixa de preço de seus rivais diretos. O modelo ainda tem um dos maiores porta-malas da categoria, com 516 litros. Nós já testamos a versão 1.3 turbo mais completa e, de fato, traz um desempenho superior.

No entanto, já custando quase R$ 155 mil, é difícil justificar os R$ 12.500 a mais sobre a configuração Impetus 1.0 turbo. Os equipamentos são os mesmos e você está levando apenas o motor mais potente e o câmbio de 6 marchas. A diferença de 55 cv acaba custando R$ 227,3 cv a mais para cada cavalo extra de potência.

A versão Audace de entrada é bem equipada, mas fica devendo alguns equipamentos esperados para sua faixa de preço. Bancos de couro, por exemplo, são opcionais e a configuração ainda fica devendo itens como ajuste de profundidade de volante, sensor de estacionamento dianteiro e espelho interno fotocrômico. Por conta disso, a versão Impetus é a que entrega mais pelo que cobra, trazendo ainda a central multimídia com a tela maior e o painel de instrumentos totalmente digital.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com