Frequentemente listado como um dos carros mais feios do mundo, o polêmico Fiat Multipla voltará à vida e cumprirá importante papel estratégico no plano de eletrificação da marca italiana nos próximos anos. De acordo com a imprensa italiana, o modelo será revivido em 2025 como SUV totalmente elétrico e terá a Europa como principal mercado.

Detalhes específicos ainda são limitados, mas tudo indica que o Multipla de nova geração está sendo pensado para substituir de uma só vez os modelos 500X e Tipo. Já nascerá como elétrico dedicado, ou seja, projetado desde o princípio para eletrificação total e desenvolvido com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. Dessa forma, não contará com nenhuma versão movida por motores a combustão.

Galeria: Fiat Multipla

A linha de design a ser seguida ainda é um mistério, mas certamente a Fiat não fugirá da pegada original que fez o Multipla sempre tão falado - seja para o bem, seja para o mal. O modelo mais conhecido foi originalmente lançado em 1998 e gerou polêmica pelo design nada convencional, com frente bicuda e teto alto. Foi reestilizado em 2004, com dianteira inspirada no Idea e maior nível de harmonia nas linhas, permanecendo em produção até 2010.

Além de renovado Multipla, o plano estratégico da Fiat para a Europa inclui outros importantes lançamentos - alguns deles também resgatados do passado. É o caso do novo 600, que já foi flagrado em testes e recentemente antecipado em projeção. Será a versão italiana do Jeep Avenger, vendido tanto como elétrico quanto equipado como motores térmicos. O lançamento é aguardado para o início de 2023, com vendas logo na sequência.

Novo Fiat 600 - Projeção Motor1.com

Fiat 600 - Projeção

O calendário inclui também a próxima geração do icônico Panda, que será posicionada entre o 600 e o futuro Multipla EV. Assim como este último, nascerá totalmente elétrico e sem versões tradicionais. Será lançado em 2024 e conviverá com o modelo atual, que continuará ofertado como híbrido até 2026. Por fim, a Fiat planeja reviver também o Topolino, neste caso como rebadge do Citroën Ami.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com