Não é só no Brasil que os sistemas multimídia da Volkswagen sofrem críticas de clientes e da imprensa especializada. Aqui no Brasil já falamos sobre a central multimídia VW Play, que em ocasiões de testes com o T-Cross sofreu com travamentos aleatórios e bugs. Mas no exterior o sistema MIB3 usado em modelos como Golf mk8 e até em elétricos da família ID também sofrem com problemas – e o CEO da VW promete resolver isso.
A maior reclamação de consumidores da marca e de jornalistas que avaliaram modelos da Volkswagen na “gringa” é sobre respostas lentas do sistema MIB3 e também do posicionamento sem lógica de recursos e funções dentro do sistema de entretenimento, ou seja, uma notável falta de intuitividade. Para se ter ideia da dor de cabeça para a marca, só no Golf de oitava geração (mk8) a Volkswagen teve que fazer vários recalls para corrigir problemas no multimídia, adiando até mesmo entregas do hatch na Europa. Com isso, Thomas Schäfer, CEO da marca, admitiu que erros foram cometidos durante o projeto do sistema.
O chefão da Volkswagen falou à revista Car Magazine durante o Salão de Los Angeles 2022, dizendo que a fabricante sabe o que precisa fazer para corrigir o software. Assim, o novo CEO da marca, que assumiu o cargo neste ano, adiantou que a versão 3.0 do software do sistema multimídia será lançada no inverno de 2022 (que se inicia em dezembro nos Estados Unidos) por meio de atualizações OTA (over-the-air), ou seja, feitas de forma remota sem que o cliente precise levar seu carro até uma concessionária. É como se fosse uma atualização recebida para o smartphone.
Com a chegada da atualização do software, o executivo da Volkswagen disse também que os novos sistemas seriam “muito mais rápidos, com mais recursos”. As atualizações não ficarão reservadas apenas para o sistema multimídia (software), mas também haverá novidades em relação a correções de hardware, o que inclui os comandos sensíveis ao toque deslizantes não iluminados para volume e sistema de aquecimento, que serão lançados até 2024. A maior novidade é que esses recursos passarão a ser iluminados.
E como havíamos adiantado em outubro, a Volkswagen vai abandonar o volante com comandos touch, assim voltando aos bons e velhos botões – começando pelo novo VW Tiguan, que é esperado para o ano que vem. Fora as atualizações bem-vindas de software e hardware, Schäfer detalhou ainda que a empresa está trabalhando para melhorar o design da interface de usuário. Para isso, a VW fez clínicas regulares que tiveram a participação de “pessoas aleatórias”.
O CEO da marca descartou o uso dos funcionários da VW para isso pois "eles são tendenciosos". Ele espera que essas clínicas se tornem um exercício regular para a fabricante. Como resultado, o executivo promete que os próximos carros da Volkswagen já vão se beneficiar dessas mudanças e da nova estratégia.
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