Até a Ferrari decidiu participar do projeto Vision Gran Turismo, criando um modelo totalmente virtual e fictício que será visto apenas no game para PlayStation 4 e 5. Com um estilo retro-futurista, que remete aos esportivos da marca das décadas de 1960 e 1970, mais especificamente a 330 P3 e 512 S, a Ferrari VGT é uma máquina com apenas um assento e uma cabine fechada. Estará disponível no Gran Turismo 7 a partir de dezembro.
Embora tenha inspiração no passado da Ferrari, o Vision Gran Turismo também olha para o futuro, como podemos ver na traseira, que traz um design que lembra o 499P, modelo que irá disputar o World Endurance Championship (WEC) do ano que vem. A Ferrari desenvolveu o VGT com arcos de rodas ventilados e uma nova técnica de aerodinâmica com dois canais laterais direcionando o ar em volta do cockpit e acima dos pods laterais.
Como é um carro virtual, a Ferrari poderia adotar algumas liberdades e usar até um motor que não existe – como a GM fez com o Chevrolet Chaparral 2X, que tinha um motor laser. Ao invés disso, o pessoal da Maranello resolveu ser mais conservador e usou o mesmo 3.0 V6 biturbo da 296 GTB / GTS, que também será usado pelo 499P de corrida. Ainda assim, a fabricante italiana resolveu levar o propulsor ao limite, gerando 1.030 cv a 9.000 rpm e 91,8 kgfm de torque a 5.500 rpm.
Combinado a uma transmissão de dupla embreagem e 8 marchas vindo da Fórmula 1, o motor a combustão trabalha junto com três propulsores elétricos, um montado na traseira e dois nas rodas dianteiras. A parte elétrica deste conjunto híbrido entrega mais 326 cv em um conceito que tem um torque combinado na traseira de 112,2 kgfm. Apesar da motorização complicada, o Ferrari VGT é apenas um pouco mais pesado do que um Mazda MX-5, pesando 1.250 kg distribuídos com 43,5% na frente e 56,5% na traseira.
A Ferrari afirma que o Vision Gran Turismo acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e chega a 200 km/h em menos de 5 segundos. Acelerando ao máximo, o carro de corrida virtual passará de 350 km/h. A fabricante italiana até divulgou um tempo de volta hipotético na pista de testes de Fiorano, completando o circuito em 1 minuto e 10 segundos.
Apresentado no início das finais do campeonato Gran Turismo World, em Monte Carlo (Mônaco), o Ferrari Vision Gran Turismo será lançado no Gran Turismo 7 no dia 23 de dezembro. Porém, há uma chance de conseguir o esportivo antes. Quem acessar o jogo nos próximos dias pode fazer uma aposta de quem irá vencer a disputa e, se acertar, receberá as chaves virtuais no dia 15 de dezembro. É a mesma data em que a Ferrari irá mostrar um modelo em escala real em seu museu em Maranello, onde será exibido até março de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Electric Days se juntará ao Energy Summit em 2025 pela mobilidade elétrica
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão