Depois de 42 anos o Volkswagen Gol vai nos deixar e sua despedida foi feita com o Gol Last Edition, foi porque a série especial de despedida do hatch já teve todas as 650 unidades vendidas em apenas um dia. Ou seja, o preço de R$ 95.990 não parece ter assustado os entusiastas do longevo hatch, que terá apenas 1.000 unidades produzidas no total, no qual 650 ficarão no Brasil e os outros 350 carros irão para outros países da América do Sul.
Desses 650 carros que ficaram no Brasil, uma unidade ficará no museu da Volkswagen do Brasil em sua sede em São Bernardo do Campo (SP). O carro que ficará no acervo da marca por aqui será nada menos que a unidade 1000/1000, que aliás é a mesma que você nas fotos que ilustram essa nota. Em comum, todas as unidades do Gol Last Edition terão a pintura vermelho Sunset combinadas a partes em preto brilhante, com destaque para o teto pintado na cor escura. As vendas da série especial começaram ontem (23).
A cor preta continua ainda na coluna B, nos retrovisores laterais, maçanetas, grade frontal, nas rodas de liga-leve de 15 polegadas e no spoiler traseiro. Já os faróis têm máscara negra, enquanto as lanternas têm acabamento escurecido. Destaque ainda para o emblema na coluna C, formado por um interessante desenho da famosa roda “Orbital”, que traz o nome Gol centralizado, enquanto em volta está escrito “Designed by Volkswagen do Brasil” acima e embaixo está “Original since 1980”.
O destaque da versão Last Edition também será a traseira, que ostenta um aplique preto ligando as lanternas, uma pequena homenagem ao Gol GT da década de 1980. A marca ainda colocou o nome do carro nesta faixa negra, que traz um tamanho um pouco diferente do normal. As laterais também contam com faixas laterais e com o nome da versão especial.
Por dentro, o hatch tem bancos combinando tecido cinza e preto e com costuras vermelhas, uma clara inspiração nos bancos Recaro dos Gol GT e GTS. A costura vermelha é usada também na alavanca do câmbio e no volante com revestimento de couro. A numeração da edição especial é posicionada no painel, logo acima do porta-luvas, como pode-se ver nesse carro com o 1000/1000. Entre os itens de série, tem central multimídia Composition Touch, computador de bordo, espelhos laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado e mais.
O motor é o mesmo da configuração básica do Gol, o 1.0 MPI de três cilindros de até 84 cv e 10,4 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. E por falar no propulsor, é o mesmo usado no Volkswagen Polo Track, modelo que será o substituto do Gol a partir de 2023. Aliás, a marca recomenda no mesmo site das vendas esgotadas do Gol Last Edition que o usuário “Aproveite para conhecer tudo sobre o Novo Polo, o carro que dará continuidade ao legado do Gol”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos