page ad skin

Volkswagen Gol Last Edition 2023 é a despedida do hatch por R$ 95.990

Compacto terá somente 650 unidades para o mercado brasileiro, sempre com o motor 1.0 de 84 cv

Volkswagen Gol Last Edition 2023 - Fotos ao vivo

Chegou a hora de dar adeus. O Volkswagen Gol finalmente pendura as chuteiras após 42 anos de carreira no mercado brasileiro. E a sua despedida será feita com o Gol Last Edition, uma edição de despedida limitada a 650 unidades (mais 350 veículos para o resto da América do Sul), contabilizando as 1.000 unidades produzidas. Ao contrário dos rumores, que apontavam que o preço passaria de R$ 100 mil, a série especial custará R$ 95.990.

Após divulgar as primeiras fotos do Volkswagen Gol Last Edition, a fabricante inicia as vendas hoje (23), oferecendo somente uma unidade por concessionária e o resto por venda online. Para que seja realmente especial, a edição de despedida terá 1.000 unidades produzidas em Taubaté (SP) e somente 650 delas estarão disponíveis para os brasileiros. As 350 restantes serão enviadas para países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Bom, na verdade, são 999 unidades, pois a VW vai segurar a unidade 1000/1000 para guardar em seu museu na sede em São Bernardo do Campo (SP).

Como esperado, a VW acabou usando o motor 1.0 MPI de três cilindros, aquele que já equipava a linha normal do Gol. Entrega 84 cv e 10,4 kgfm, sempre controlado por um câmbio manual de 5 marchas. Não tinha como ser outro motor. O 1.6 MSI, que foi uma opção para o hatch nos últimos anos, deixou de ser oferecido por causa das regras do Proconve L7 (a Saveiro, por ser um veículo comercial, não tem este problema). E qualquer outro motor, como o 1.0 turbo ou 1.4 TSI, exigiria um investimento em desenvolvimento e homologação, algo inviável para um carro que está saindo de linha.

Para que tenha algo além da numeração, a equipe de design da Volkswagen preparou um pacote visual exclusivo. Terá uma pintura vermelha e detalhes em preto brilhante, como na grade dianteira, rodas de 15 polegadas e retrovisores laterais. O tom escuro continua aparecendo nas colunas B e na no spoiler traseiro. Os faróis e lanternas contam com máscara negra. Terá um emblema na coluna C, com o desenho da famigerada roda “Orbital”.

O que ajudará mesmo a diferenciar o Last Edition do resto da linha é o visual da traseira. A Volkswagen colocou um aplique preto ligando as lanternas, uma pequena homenagem ao Gol GT da década de 1980. A marca ainda colocou o nome do carro nesta faixa negra, em um tamanho um pouco diferente do normal. Por fim, as laterais tem adesivos na parte inferior, também com o nome da versão especial.

No interior, vieram os assentos combinando tecido cinza e preto e com costuras vermelhas, inspirado nos bancos Recaro dos Gol GT e GTS. A costura vermelha é usada também na alavanca do câmbio e no volante com revestimento de couro. A numeração da edição especial é posicionada no painel, logo acima do porta-luvas. Virá com todos os equipamentos disponíveis para o Gol normal, com a central multimídia Composition Touch, computador de bordo, espelhos laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado e mais.

Apesar do Volkswagen Gol Last Edition ter iniciado as vendas, a marca ainda lista o hatch normal em seu site, por R$ 78.160 antes dos opcionais, provavelmente enquanto encerra o estoque nas concessionárias. No início de 2023, a marca lançará o Polo Track, uma nova versão do hatchback que será o modelo de entrada da empresa, por R$ 79.990.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com