No Brasil é comum que boa parte das picapes à venda sejam oferecidas com motorização a diesel, principalmente entre as picapes médias topo de linha. No entanto, nos Estados a motorização a gasolina é mais tradicional, embora o motor diesel sempre tenha aparecido como opção, algo agora indisponível nas novas gerações da Chevrolet Colorado (irmã da nossa futura S10) e da GMC Canyon – e a GM tem uma explicação para isso.
A questão agora é que ambas as picapes passarão a contar somente com uma opção de motor em suas novas gerações: o 2.7 turbo de quatro cilindros a gasolina. Este conjunto mecânico tem virabrequim 30% mais rígido e um bloco com base forjada, trazendo diversas faixas de potência para Chevrolet Colorado: 240 cv e 35,8 kgfm na mais básica; 314 cv e 53,9 kgfm nas versões Z71 e Trail Boss e 314 cv e 59,4 kgfm para a variante ZR2. Já GMC Canyon tem à disposição apenas o motor mais forte. É basicamente o mesmo motor, só que com calibração diferente para cada versão.
Vale lembrar que na geração anterior de ambas picapes nos Estados Unidos havia no catálogo o motor 2.8 turbodiesel Duramax – o mesmo usado hoje no Brasil pela Chevrolet S10. Porém Nick Katcheria, engenheiro-chefe da Chevrolet Colorado e GMC Canyon, justificou a medida de oferecer apenas um motor para a dupla de picapes ao site Muscle Cars and Trucks. Como justificativa, o executivo disse que o motor 2.7 turbo a gasolina para os dois modelos simplesmente é bom demais e não há necessidade de uma opção a diesel.
Isso porque o novo propulsor 2.7 turbo tem melhores números de desempenho em todas as medições comparado ao 2.8 turbodiesel, que no mercado norte-americano entrega 183 cv e 51 kgfm de torque. Apenas a configuração mais básica do motor 2.7 fica atrás em relação ao torque, contando com 15,2 kgfm a menos que a variante diesel que deixará de ser oferecida por lá. Outra justificativa é que a GM quer enxugar sua linha para facilitar a produção.
“Realmente tem que lidar com o fato de que este trem de força tem todo o torque que você precisa. Você consegue ser mais rápido e, portanto, quando olha para as vantagens que o diesel oferecia no passado e o compara com este motor, esse propulsor faz um trabalho muito melhor em tudo isso”, disse Katcherian à publicação online.
Além do motor 2.8 turbodiesel, a GM oferece para a linha 2022 da Chevrolet Colorado e GMC Canyon o motor V6 3.6 naturalmente aspirado de 312 cv e 38 kgfm de torque. Mas assim como propulsor diesel, o V6 também será aposentado. Com essa simplificação da gama de motores, acaba sendo mais fácil para a GM produzir as picapes na fábrica de Wentzville, já que a partir da linha 2023 das caminhonetes há menos componentes diferentes no motor 2.7 turbo, níveis de acabamento e pacotes.
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