A Honda já fez dois grandes anúncios para o mercado brasileiro na semana passada. Um deles foi a confirmação da nova Honda CB 300F Twister para cá, enquanto a outra foi a nacionalização do câmbio automático DCT para a Africa Twin 2023. O Brasil será o primeiro país do mundo a produzir a transmissão fora do Japão.
No entanto, a marca ainda reservou uma novidade para os fãs das superesportivas. É a confirmação da linha 2023 da CBR 1000 RR-R Fireblade. A marca ainda não deu todas as informações a respeito da nova moto e informou que os dados técnicos e os preços serão informados em dezembro. A data é importante, pois a moto está completado 30 anos desde seu lançamento em 1992.
A mudança mais visível é que a superesportiva da Honda contará com duas novas opções de pintura e grafismos. Uma delas é a Grand Prix Red, inspirada pelas Fireblade de corrida usadas no Campeonato Mundial de Superbike. A outra é a "30th Anniversary Edition", que remete às cores da primeira Fireblade apresentada mundialmente em 1992.
Mas a Honda também fez algumas mudanças mais técnicas. De acordo com a empresa, a CBR 1000 RR-R 2023 recebeu aperfeiçoamentos nos sistemas de admissão e escape para melhorar a sensibilidade do acelerador para quem conduz. A marca afirma que também revisou a atuação tanto do quick-shifter bidirecional quanto do controle eletrônico de tração.
Sem os números exatos, podemos apenas lembrar o que a Fireblade 2022 oferece atualmente para o mercado brasileiro, lembrando que nós já andamos na moto em pista. A moto conta com um motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ entregando 216,2 cv de potência a 14.500 rpm e 11,5 kgfm de torque máximo a 12.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades e traz quickshifter bidirecional de série.
Na linha 2022, a Honda Fireblade já conta com acelerador eletrônico. Com isso, surgiram novas possibilidades. Uma delas é a introdução do controle de largada que permite a regulagem da rotação de arrancada. O piloto ainda pode customizar a entrega de potência, a atuação do freio motor e a interferência do controle de empinada.
A Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2022 também tem sensor inercial de seis eixos, permitindo uma atuação mais afiada do ABS e do controle de tração em curvas. Há ainda um painel e instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas. Todas as unidades da nova Honda CBR 1000RR-R saem de fábrica com chave presencial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos