page ad skin

Futuro do Volkswagen Polo é incerto, diz CEO da marca

Para atender novas normas de emissões, carros compactos podem ficar até 5 mil euros mais caros, acabando com os modelos de entrada

Novo Polo Highline 2023 tem novo parachoque

Está cada vez mais difícil ter um carro de entrada no mercado europeu, conforme as exigências de segurança e de emissões de poluentes ficam cada vez mais rígidas. Em julho de 2025, as regras do Euro 7 devem começar a valer na Europa, obrigado as fabricantes a retrabalharem seus motores para que fiquem mais ecológicos. Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, isto irá elevar o valor dos carros compactos em até 5 mil euros (R$ 27.726), o que pode matar o Polo e seus rivais.

É um ponto de discussão entre a Comissão Europeia e as fabricantes. De um lado, a comissão estima que o preço dos carros subirá entre 90 e 150 euros (R$ 499 e R$ 832), o que já seria menos do que os 304 euros (R$ 1.685) previstos antes de uma revisão na proposta. Qualquer um dos valores não seria um problema, só que Schäfer diz que a realidade é bem diferente e que um hatchback de entrada, como o Volkswagen Polo, ficariam entre 3 mil e 5 mil euros (R$ 16.636 e R$ 27.726) mais caros.

Este aumento é o suficiente para que Schäfer diga que o Polo tem um futuro incerto, assim como o resto do segmento. “No momento, temos engenheiros avaliando o que isto significa. Mas, se [o impacto esperado do Euro 7 no preço dos carros] for verdade, nós definitivamente não iremos investir mais e continuaremos o plano de eletrificar tudo o mais rápido possível”, explica o executivo.

De acordo com o CEO da Volkswagen, as fabricantes terão que adicionar mais tecnologias além de um sistema híbrido-leve, para conseguir atender às novas normas de emissões. Dependendo do quanto tiver que gastar, é mais interessante para a marca investir no seu futuro elétrico de entrada, conhecido por enquanto como ID.2 e que teria um preço abaixo de 25 mil euros (R$ 138.633). Schäfer reitera que a a VW está buscando uma forma de conseguir ter um preço abaixo de 20 mil euros (R$ 110.907) – o que o colocaria exatamente na posição do Polo, que hoje parte de 19.925 euros (R$ 110.491).

Se o Polo realmente acabar desaparecendo da Europa, o futuro do hatchback acabaria nas mãos das divisões da marca em países emergentes, como Brasil e Índia, criando modelos específicos para atender os seus respectivos mercados. Será o caso do Polo brasileiro, pois o posicionamento da marca por aqui é apostar no etanol como uma solução de descarbonização, com planos de oferecer veículos híbridos abastecidos com o combustível da cana de açúcar. E, como vimos com o Polo Track, a Volkswagen tem o interesse de desenvolver novas versões do hatch para o Brasil.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com