Lançado em dezembro de 2021, o Toyota SW4 GR-Sport seguiu a velha estratégia de adotar um visual esportivo, mas praticamente sem mexer na mecânica – só teve um novo ajuste da suspensão. Será diferente na linha 2023 do SUV, que acaba de ser lançada na Argentina e com uma novidade: o motor 2.8 turbodiesel teve sua potência levada de 204 cv para 224 cv. A estreia no Brasil é iminente, visto que o utilitário vem importado do país vizinho.
A alteração feita para o Toyota SW4 GR-Sport 2023 é exatamente o mesmo da Hilux. O motor 2.8 turbodiesel adotou uma turbina de geometria variável e um novo intercooler, elevando a potência em 20 cv para chegar aos 224 cv. A fabricante também mexeu no mapa da eletrônica do motor. O torque acompanhou a mudança da potência, subindo de 51 kgfm para 56 kgfm. Segue sendo oferecido somente com a transmissão automática de 6 marchas e com tração 4x4, com marcha reduzida.
É uma notícia ruim para quem comprou o SUV no lançamento, visto que durou somente um ano no mercado antes do aumento na potência. Não foi o caso da Hilux, que já chegou com 224 cv após a reestilização. Na Argentina, o SW4 ainda perdeu as versões mais baratas, no caso a SR automática de 5 lugares e SRX manual de 7 lugares, que não são oferecidas por aqui. No nosso mercado, o modelo tem quatro configurações: SRX de 5 lugares, SRX de 7 lugares, Diamond e GR-Sport.
A lista de equipamentos foi mantida, trazendo faróis full-LED com iluminação diurna, rodas de liga leve de 18” exclusivas, câmera 360°, ar-condicionado automático digital de duas zonas, sete airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema de som com 8 alto-falantes e 1 subwoofer, entre outros.
Não teremos que esperar muito para ver o Toyota SW4 GR-Sport 2023 no Brasil. Deve ser uma das novidades para a linha 2023 do SUV derivado da Hilux e, como é produzido na Argentina, qualquer alteração deste tipo para o país vizinho afetará também o nosso mercado. O utilitário já iniciou as vendas nas concessionárias argentinas, por 16.276.000 pesos (R$ 547.969 na conversão direta). No momento, esta versão é comercializada no Brasil por R$ 433.190, como a opção mais cara.
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