A Ford Ranger está cada vez mais próxima do Brasil, tanto que a picape foi flagrada nesta semana na Argentina rodando praticamente sem disfarces. Enquanto não desembarca por aqui, a picape já tem as primeiras unidades sendo entregues na Europa, com detalhe que a nova geração da caminhonete começar a chegar por lá na versão esportiva Raptor.
Muitos não sabem, mas a Ford tem uma boa tradição entre picapes no mercado europeu, tanto que a Ranger é uma das mais vendidas em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido, entre outros. Voltando para a Ranger Raptor, a versão “esportiva-aventureira” da picape já era vendida no velho continente desde agosto de 2018, mas agora a segunda geração chegou. Curiosamente, a nova geração da Ranger chegará primeiro na Europa antes mesmo dos Estados Unidos, onde a picape ainda está indisponível.
Vale lembrar que a Ranger normal e Raptor serão produzidas nos Estados Unidos, na fábrica de Michigan, algo que está programado para acontecer a partir de maio de 2023. A picape ainda será fabricada na fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina, que recebeu um grande investimento de R$ 580 milhões de dólares para poder fazer a nova geração da picape média, que já tem unidades pré-série rodando em testes no país Hermano – inclusive em versões mais simples. É de lá que virá a nova ranger que será vendida no Brasil, algo previsto para acontecer em 2023.
A nova Ford Ranger Raptor que começa a ter suas primeiras unidades entregues na Europa traz debaixo do capô um motor V6 3.0 Ecoboost a gasolina, que pare o mercado europeu entrega 288 cv de potência e 50 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 10 marchas e tração com sistema 4x4 permanente, que usa uma caixa de transmissão controlada eletronicamente.
Para o mercado como o da Austrália e África do Sul, a Ranger Raptor contará com o mesmo motor V6 3.0 Ecoboost, mas com uma calibração diferente para render nada menos que 397 cv e 59,4 kgfm de torque. As demais versões comuns da picape na Europa terão à disposição o motor 2.0 diesel na configuração biturbo de 170 cv, que estão previstas para chegar a partir de junho de 2023 no mercado europeu.
Ainda há dúvidas se a versão esportiva da picape será vendida no Brasil, mas há a expectativa que a versão padrão venha no ano que vem com o motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm, o mesmo usado pela F-150 nos EUA. Até o momento, sabemos que os atuais motores 2.2 e 3.2 turbodiesel não serão mais oferecidos, pois não cumprem com as normas de emissões do Proconve L7 do Brasil. Com isso, abre-se caminho para a nova geração de motores 2.0 turbodiesel, 2.0 biturbodiesel e V6 3.0 turbodiesel que, inclusive, poderão até ser produzidos na Argentina.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'