O segmento de SUVs médios e grandes registrou evolução nas vendas pelo 2º mês seguido. Com 15.459 emplacamentos em outubro somando os modelos das duas categorias, a evolução frente ao mesmo período de 2021 (15.392) foi bastante discreta (+0,4%). Na comparação com setembro (16.605), no entanto, houve uma retração de quase 7%.
Com mais de 5 mil emplacamentos pela 5ª vez no ano, o Jeep Compass (5.307) seguiu com mais de 2 mil unidades de vantagem sobre o Toyota Corolla Cross (3.225) mesmo perdendo quase 13% dos compradores do ano passado. O VW Taos (989) novamente completou o pódio, mas interrompendo a trajetória de três meses seguidos acima das mil unidades.
O Caoa Chery Tiggo 7 (482) se manteve em 4º lugar, mas com o seu pior desempenho em 2022. Em situação oposta, o Chevrolet Equinox (289) teve seu mês mais expressivo desde outubro de 2020 (476), o melhor desde a chegada da versão reestilizada. Sétimo, o Ford Bronco Sport (175) teve seu 2º melhor mês no ano.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
51067 |
5307 |
5047 |
6094 |
47,85% |
44,24% |
5,15% |
-12,91% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
35218 |
3225 |
2860 |
2999 |
29,08% |
25,07% |
12,76% |
7,54% |
3º |
VW TAOS |
9097 |
989 |
1421 |
1682 |
8,92% |
12,46% |
-30,40% |
-41,20% |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
7324 |
482 |
823 |
596 |
4,35% |
7,21% |
-41,43% |
-19,13% |
5º |
CHEVROLET EQUINOX |
1124 |
289 |
217 |
24 |
2,61% |
1,90% |
33,18% |
1104,17% |
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2966 |
264 |
426 |
154 |
2,38% |
3,73% |
-38,03% |
71,43% |
7º |
FORD BRONCO SPORT |
1344 |
175 |
91 |
99 |
1,58% |
0,80% |
92,31% |
76,77% |
8º |
FORD TERRITORY |
872 |
79 |
85 |
60 |
0,71% |
0,75% |
-7,06% |
31,67% |
9º |
KIA SPORTAGE |
647 |
71 |
121 |
75 |
0,64% |
1,06% |
-41,32% |
-5,33% |
10º |
PEUGEOT 3008 |
688 |
64 |
110 |
31 |
0,58% |
0,96% |
-41,82% |
106,45% |
11º |
TOYOTA RAV4 |
864 |
46 |
124 |
52 |
0,41% |
1,09% |
-62,90% |
-11,54% |
12º |
SUBARU XV |
192 |
30 |
1 |
73 |
0,27% |
0,01% |
2900,00% |
-58,90% |
13º |
SUBARU FORESTER |
178 |
23 |
0 |
0 |
0,21% |
0,00% |
- |
- |
14º |
HYUNDAI TUCSON |
2198 |
22 |
33 |
16 |
0,20% |
0,29% |
-33,33% |
37,50% |
15º |
JAC E-JS4 |
198 |
12 |
19 |
10 |
0,11% |
0,17% |
-36,84% |
20,00% |
16º |
HYUNDAI IX35 |
258 |
7 |
25 |
125 |
0,06% |
0,22% |
-72,00% |
-94,40% |
17º |
JAC T60 |
49 |
4 |
6 |
17 |
0,04% |
0,05% |
-33,33% |
-76,47% |
18º |
MITSUBISHI ASX |
5 |
1 |
0 |
20 |
0,01% |
0,00% |
- |
-95,00% |
114289 |
11090 |
11409 |
12127 |
100,00% |
100,00% |
-2,80% |
-8,55% |
Entre os modelos da faixa de cima, o Jeep Commander (2.112) chegou à sua 11ª liderança seguida com vantagem ainda maior sobre os rivais Caoa Chery Tiggo 8 (978) e Toyota SW4 (869) do que em meses anteriores. Após o recorde registrado em setembro, o Chevrolet Trailblazer (349) perdeu mais da metade de seus compradores nas últimas semanas – ainda assim, o resultado foi quase 38% melhor do que há um ano.
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
17654 |
2112 |
2064 |
372 |
48,34% |
39,72% |
2,33% |
467,74% |
2º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
8939 |
978 |
1593 |
1104 |
22,38% |
30,66% |
-38,61% |
-11,41% |
3º |
TOYOTA SW4 |
10821 |
869 |
758 |
1149 |
19,89% |
14,59% |
14,64% |
-24,37% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
2577 |
349 |
717 |
253 |
7,99% |
13,80% |
-51,32% |
37,94% |
5º |
MITSUBISHI PAJERO |
1421 |
37 |
42 |
143 |
0,85% |
0,81% |
-11,90% |
-74,13% |
6º |
JEEP WRANGLER |
60 |
13 |
6 |
39 |
0,30% |
0,12% |
116,67% |
-66,67% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
1078 |
8 |
15 |
203 |
0,18% |
0,29% |
-46,67% |
-96,06% |
8º |
FORD EXPLORER |
3 |
1 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
9º |
HYUNDAI SANTA FE |
3 |
1 |
1 |
1 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
0,00% |
10º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
24 |
1 |
0 |
1 |
0,02% |
0,00% |
- |
0,00% |
42580 |
4369 |
5196 |
3265 |
100,00% |
100,00% |
-15,92% |
33,81% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Oficial: esta é a primeira imagem do novo Jeep Compass 2026