Apresentado na China em julho, o sedã topo de linha Arrizo 8, da Chery, parece que não deve demorar para ganhar alcance comercial internacional, inclusive no Brasil. Prova disso são estas imagens, que acaba de ser registradas pela marca por aqui junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O procedimento é comum quando montadoras querem lançar modelos novos no mercado nacional ou resguardar direitos sobre design e nomenclaturas.
Comercializado no mercado chinês desde setembro, o Arrizo 8 tem posicionamento de topo no portfólio de sedãs da marca e, caso seja de fato ofertado no Brasil, ficará acima do recém-lançado Arrizo 6 Pro Hybrid 2023. Na prática, brigará com modelos de grande porte como Toyota Camry e Honda Accord, mesmo com o segmento passando por maus momentos em razão do avanço dos SUVs.
No design, o Arrizo 8 conta com grade ampla, para-choque bastante vincado e faróis de LED bem integrados ao conjunto. As laterais têm contornos cromados na área envidraçada, retrovisores apoiados nas portas e rodas com desenho bem raiado (são pretas ou diamantadas, dependendo da versão). Já a traseira chama atenção pelas lanternas interligadas, a exemplo dos novos SUVs da marca, e saídas de escapamento quádruplas (dependendo a versão).
O painel não aparece nos registros do INPI, mas já é conhecido. É alinhado às mais recentes tendências da indústria e conta com quadro de instrumentos e central multimídia agrupados em telas horizontais de 12,3 polegadas e alta resolução cada. No geral, o painel tem linhas bem horizontalizadas, variedade no emprego de materiais, volante semelhante ao dos Chery mais novos, console central elevado e a mesma manopla do câmbio do Tiggo 8 Pro.
A lista de equipamentos inclui 10 airbags, head-up display, bancos com ajustes elétricos controlados a partir de comandos nas portas (estilo Mercedes-Benz), sistema de som premium da Sony e até câmera na coluna para reconhecimento facial do motorista.
Ao todo, o Arrizo 8 mede 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,46 m de altura e 2,79 metros de entre-eixos. Sob o capô, o motor 1.6 turbo conta com 197 cv e vem sempre associado à transmissão automatizada de dupla embreagem com caixa úmida, que dispõe de 7 marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990