Aos poucos, a Peugeot vai aumentando a sua linha de carros elétricos no Brasil. Após o lançamento do e-208 e do e-Expert, chegou a vez do Peugeot e-2008 2023 desembarcar nas concessionárias de todo o país. Trata-se da segunda geração do carro, chegando somente na versão elétrica. Será uma alternativa para quem quer um SUV ao invés do hatch 208, visto que são modelos bem próximos. Custará R$ 259.990, o que são R$ 40 mil a mais do que o compacto.
Enquanto a Stellantis ainda discute sobre a possibilidade de produzir o SUV compacto na Argentina, o Peugeot e-2008 2023 vai servindo como opção para quem quer o utilitário. Seu conjunto é o mesmo do e-208 (e de outros elétricos com esta plataforma, como Opel Corsa), entregando 136 cv de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque. De acordo com a marca, é o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Não que vá correr muito, pois a velocidade máxima é limitada a 150 km/h, para preservar a carga das baterias.
Falando nelas, o utilitário utiliza um conjunto de 50 kWh, o que é convertido em uma autonomia de 345 km segundo o ciclo de testes europeu WLTP. Assim como no hatch, as baterias ficam posicionadas sob o assoalho, aproveitando que a plataforma e-CMP foi feita considerando este aspecto. Como todo carro europeu, tem uma tomada com plug CCS Tipo 2, aceitando carga rápida.
Na hora de recarregar, a Peugeot diz que é possível recuperar 80% da carga máxima em 30 minutos, ao usar uma estação ultrarrápida de 100 kW. Caso o carregador seja de 50 kW, o tempo necessário sobe para 53 minutos. No caso de um wallbox de 22 kW ou 7,4 kW, uma carga leva 6 horas. É possível usar uma tomada 220V aterrada, porém você vai ter que esperar por 25 horas para chegar a 80% de capacidade.
Como será oferecido em versão única, o e-2008 chega na configuração GT, com todos os equipamentos possíveis. Traz faróis full-LED com iluminação diurna, rodas de liga leve de 18”, painel de instrumentos digital, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, seis airbags, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, e mais.
É um modelo compacto, mais com boas dimensões. São 4,30 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,55 m de altura e um entre-eixos de 2,60 m, enquanto o porta-malas tem capacidade para 435 litros. Como comparação, o Chevrolet Tracker, atualmente o SUV compacto mais vendido de 2022, tem 4,27 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos e o porta-malas leva 393 litros.
Com o preço de R$ 259.990, o Peugeot e-2008 2023 é o segundo SUV compacto elétrico mais barato do Brasil, perdendo somente para o JAC e-JS4 por R$ 249.900. Apesar da diferença, o modelo francês terá a vantagem de ter uma rede de concessionárias maior, alcançando mais clientes. A Stellantis até colocará o utilitário no Flua!, serviço de carro por assinatura da empresa, a partir de R$ 5.999 mensais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita