Após anos seguidos de rumores e especulações, os planos da Kia para entrada no mercado global de picapes finalmente começam a se concretizar. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam protótipo da inédita caminhonete média da empresa rodando em testes. As fotos foram captadas na Coreia do Sul, onde o desenvolvimento do projeto está sendo tocado (e ainda guardado a sete chaves).
Pelo que é possível notar, o modelo flagrado ainda é do tipo mula, ou seja, adota carroceria provisória com peças emprestadas de outros veículos. A base usada para o protótipo foi o Mohave, fato que fica evidenciado em elementos como faróis, grade, capô e para-choque (todos originários do SUV). Apenas quando o desenvolvimento do projeto avançar é que protótipos com carroceria definitiva serão usados nos testes.
Segundo rumores, a picape está sendo pensada para ter amplo alcance comercial e atributos suficientes para rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e companhia. O modelo é sonho de longa data da divisão da Kia na Austrália (grande mercado consumidor de picapes médias) e deverá ser vendido, além de países da Oceania, na África, Oriente Médio, América Latina e Rússia.
Serão priorizados mercados onde a eletrificação ainda é tímida e há bastante espaço para picapes equipadas com motores tradicionais. Nesse sentido, são esperados propulsores turbodiesel e opções a gasolina, de acordo com as preferências de cada região. Além disso, a caminhonete será construída sobre chassi de longarinas, como é tradição no segmento, e oferecida com cabine dupla. A tração poderá ser traseira ou 4x4, dependendo a versão.
Haverá ainda versa híbridas, de olho nas movimentações da concorrência e como forma de atender às regras anti-poluição de alguns países. Não custa lembrar, picapes rivais como Ford Ranger e Toyota Hilux já estão com variantes híbridas em desenvolvimento e devem ser lançadas no curto prazo (aproximadamente na mesma época em que a picape Kia fará sua estreia, ou seja, 2024).
EV9 Concept terá versão picape puramente elétrica
A Kia terá ainda outra picape, também já em desenvolvimento, mas com outro tipo de proposta. Será uma caminhonete totalmente elétrica e dedicada, ou seja, não terá versões a combustão e já nascerá inteiramente pensada como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. Será adotada a base e-GMP, a mesma usada pelos novos elétricos da marca, com produção concentrada nos Estados Unidos ao lado de um SUV também elétrico.
Fonte: KiaClubOfficial via The Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens