A Stellantis anunciou no início deste ano um plano ambicioso de vender somente carros elétricos na Europa a partir do final da década. A Abarth estará entre as marcas que perderão os motores a combustão. Começará esta transição com uma versão esportiva do Fiat 500e, que aparece novamente em testes e parece cada vez mais próximo de sua apresentação oficial.
Embora não esperemos por qualquer modificação grande na parte do design, o protótipo visto por nossos espiões estava com muita camuflagem. A Abarth ainda se deu ao trabalho de cobrir até mesmo as rodas e as capas dos espelhos laterais, enquanto o spoiler no teto foi coberto por uma fita preta. Além dos para-choques redesenhados, a versão mais apimentada do hatch adotará o nome "Abarth" escrito na frente, no lugar do "500", algo relevado por uma foto vazada.
O protótipo não parece ser mais largo do que o 500e normal, porém com certeza os engenheiros farão uma série de mudanças mecânicas, além da motorização. Deve receber freios mais eficientes em um ajuste de suspensão mais firme, melhorando a dirigibilidade, além de um chassi revisado. A novidade mais importante, obviamente, será a motorização, que será baseada na versão com o conjunto de baterias de 42 kWh.
O 500e normal oferece 118 cv e um torque instantâneo de 22,4 kgfm. Ainda não temos informações de como a Abarth melhorará estes números em comparação à versão padrão. Vale lembrar que o 500e acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, o que já é um número até interessante para um hatch deste porte. A Fiat colocou um limitador de velocidade máxima de 150 km/h, para conservar a carga das baterias.
Considerando que mantenha a bateria, que tem capacidade útil de 37,3 kWh, o alcance deve ser menor do que os 320 km de autonomia do 500e normal, segundo o ciclo de testes WLTP usado na Europa. Colocar uma bateria maior aumentaria o seu peso, impactando no desempenho, então os engenheiros da Abarth devem estar batendo cabeça para encontrar o ponto ideal de equilibro.
Como o hatch já roda a um tempo e até mesmo apareceu limpo, a apresentação do Abarth 500 EV não deve demorar, acontecendo este o final deste ano e o começo de 2023. Caso fique para o ano que vem, a Stellantis pode optar por mostrar o hatch esportivo na feira CES, no início de janeiro, em Las Vegas (EUA).
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 recebe motor turbo em todas as versões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Esportivada CARPLACE: Civic Si, 500 Abarth, Swift Sport, Cooper S e DS3
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volta Rápida: na pista, 500 Abarth destila veloz o veneno do escorpião
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado