O portfólio de SUVs da Hyundai deverá ser ampliado em breve com nova opção destinada especialmente para mercados emergentes. O projeto, que já está em curso e atende internamente pelo codinome Ai3, deverá originar inédito mini crossover de entrada para ficar abaixo do Venue (modelo que, por sua vez, fica abaixo do Creta). O lançamento acontecerá no próximo ano, sendo a Índia o primeiro mercado a receber a novidade.
Quando chegar às lojas, o inédito mini SUV enfrentará rivais como Tata Punch, Renault Kiger e Nissan Magnite, além de algumas versões do Citroën C3 (produto estratégico da Stellantis no mercado indiano). Será oferecido com motores de baixa cilindrada, seguindo receita dos rivais, e terá sempre tração dianteira. O propulsor 1.0 turbo da marca é um dos mais cogitados.
De acordo com reportagem do site indiano Autocar, o novo mini SUV será ligeiramente maior que o Casper (micro crossover da Hyundai vendido na Coreia do Sul) e um tanto menor que o Venue. O primeiro, para efeito de comparação, mede apenas 3.595 mm de comprimento e 2.400 mm de entre-eixos, enquanto o segundo possui 3.995 e 2.500 mm, respectivamente.
Apesar de maior que o Casper, o novato será bem mais simples tecnologicamente para atender aos padrões do mercado indiano. Ao que tudo indica, não contará com os diversos recursos de assistência à condução presente no primo, ou seja, dispensará controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de pedestres e ciclistas, manutenção de faixa, monitoramento de ponto cego e comutação automática de faróis.
Hyundai Venue
Ainda assim, a promessa é ter competitividade e abocanhar fatia importante deste segmento cada vez mais crescente no mercado local. Preços ainda são desconhecidos, mas é certo que ficarão ao redor dos US$ 7.100 cobrados atualmente pelo Tata Punch e Citroën C3. Para efeito de comparação, o Venue custa na Índia a partir de US$ 9.100.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026