O esperado Volkswagen Gol Last Edition finalmente apareceu, sendo fotografado em cima de um caminhão cegonha saindo da fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). Isso mostra que as primeiras unidades da série especial do hatch compacto que marcará sua despedida estão prontas para serem enviadas as lojas, afinal, sua aposentadoria é esperada para o final deste ano, ou seja, para daqui a dois meses.
Como é de se esperar, a Volkswagen deverá usar a mesma estratégia da Kombi Last Edition para a aposentadoria do modelo que já foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos, assim o hatch deverá dar adeus como Gol Last Edition – informação que foi antecipada pelo Autos Segredos em julho. Mas a boa notícia é que agora a série especial de despedida do hatch compacto foi flagrada por Reginaldo Martins, que gentilmente cedeu essas duas imagens que ilustram a nota.
Pelas fotos, podemos perceber que todas as unidades do Gol Last Edition no caminhão cegonha contavam com a cor vermelha, que aparentemente é a mesmo tom Vermelho Sunset metálico disponibilizado para o Nivus e T-Cross. Além disso, podemos notar que o hatch contará com o visual mais escurecido com diversas partes pintadas de preto, à exemplo do teto pintado, aerofólio integrado com brake light, retrovisores e também a área do suporte da placa. A coluna entre as portas também tem um aplique em preto, enquanto as maçanetas são pintadas neste tom.
Outros detalhes visuais que visam diferenciar o Gol Last Edition são as rodas pintadas de preto, que aparentemente são as mesmas rodas de liga-leve de 15 polegadas calçadas com pneus 195/55 disponível hoje no pacote opcional Urban Completo (R$ 8.370). Na carroceria, ele soma molduras plásticas nas caixas de rodas, que se prolongam até a parte inferior dos para-choques – que na traseira soma dois refletores. Parece familiar? É o mesmo conjunto usado pelo antigo Gol Track, que contava com proposta mais aventureira. Adesivos laterais na base das portas completam o conjunto.
Outro detalhe que remete ao passado também é a faixa preta entre as lanternas – uma clara alusão ao Gol Vintage de 2010, série especial de apenas 30 unidades que trazia interior caprichado com detalhes em branco e até uma guitarra da Tagima de brinde no porta-malas. A faixa preta entre as lanternas buscava inspirações nas versões esportivas do Gol, à exemplo do Gol GT.
Agora, a Volkswagen busca reeditar isto de alguma forma, embora rumores apontem que o motor do Gol Last Edition não será nada esportivo: deverá manter o atual três cilindros 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm de torque. Apesar de não ter conseguido registrar fotos da frente da série especial do Gol, Reginaldo afirma que o farol de neblina do hatch era bem parecido com o da Saveiro, enquanto os faróis principais aparentemente tinham máscara negra.
Oficialmente a Volkswagen não confirma a série de despedida do Gol, mas seria um tanto estranho um dos principais ícones da marca não receber alguma homenagem pelos 42 de serviços prestados. A previsão é que apenas 1.000 unidades sejam fabricadas. Resta saber o preço: o Gol básico hoje custa R$ 77.250, mas pode chegar a R$ 87.230 com todos os opcionais e pintura metálica. Com isso em mente, não se espante caso o Gol Last Edition chegue na casa dos R$ 100.000.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos