Na atual geração, a Volkswagen já tentou separar o Polo do seu sedã, batizado de Virtus. Entre-eixos maior e traseira bem diferente não foram o suficiente para os clientes os diferenciarem nas lojas, algo que será ainda mais intensificado com a reestilização do Virtus, que deverá ser apresentada apenas em 2023.
Com o Polo reestilizado já nas lojas, a VW consegue focar um pouco mais no Virtus reestilizado. A unidade, flagrada pelo Renato Maia, do canal Falando de Carro, nos mostra alguns detalhes do sedã, tanto visual quanto técnicos, e soluções aplicadas ao Polo estarão no Virtus, como o motor 1.0 turbo 170 TSI, menos potente que o 200 TSI.
Visualmente, o Virtus terá uma identidade diferente do Polo. Ela já foi registrada no Brasil, no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e tem os faróis de LEDs, mas em formato diferente do Polo e, na unidade fotografada, deu para ver que a luz diurna é em um filete superior, uma peça que remete diretamente ao que é utilizado no SUV Nivus. Isso será diferente do indiano, que usa projetor de luz. As lanternas também serão em LEDs, diferente do Polo. Aliás, do SUV também vem a inspiração do para-choque dianteiro, com os grandes faróis de neblina nas extremidades.
Segundo Maia, esse Virtus tinha o freio traseiro com tambor, o que indica que o Virtus terá o motor 170 TSI. São 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, sempre com os 16,8 kgfm de torque. O Virtus terá o câmbio automático de 6 marchas e o manual de 5 marchas, dependendo da configuração, além do 1.4 turbo no GTS. Manter o 200 TSI é uma estratégia que a marca não deverá fazer, mantendo esta configuração do 1.0 turbo apenas nos SUVs compactos.
Segundo fontes, a Volkswagen quer aproximar o Virtus dos clientes que perderam o Jetta em suas versões não-GLI, então é esperado que o sedã fique mais refinado e completo, mas também não se deslocará totalmente dos demais sedãs compactos do mercado, como o Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. A apresentação deve acontecer apenas em 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais