O maior mercado europeu registrou evolução nas vendas de veículos novos pelo 2º mês seguido. De acordo com os números oficiais divulgados pela KBA, entidade que representa os revendedores na Alemanha, em setembro foram comercializadas 224.816 unidades, 14,1% a mais do que há um ano. No ano, o desempenho só ficou atrás das 241.330 unidades registradas em março.
O acumulado, de 1.867.885 unidades, ainda é negativo em 7,4%. Com 2,3 pontos de participação a mais do que em 2021, a Volkswagen (40.371) liderou com mais do que o dobro da Mercedes (20.065). Quarta, a BMW (16.449) foi a única do top 5 a perder espaço. Já a Tesla (13.724), 6ª colocada, foi quem mais evoluiu no período (+74%).
POS. |
MARCA |
SET.2022 |
% MERCADO 2022 |
SET.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
40.371 |
18,0% |
31.002 |
15,7% |
30,2% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
20.065 |
8,9% |
13.734 |
7,0% |
46,1% |
3º |
AUDI |
17.068 |
7,6% |
9.934 |
5,0% |
71,8% |
4º |
BMW |
16.449 |
7,3% |
16.487 |
8,4% |
-0,2% |
5º |
SKODA |
14.631 |
6,5% |
9.536 |
4,8% |
53,4% |
6º |
TESLA |
13.724 |
6,1% |
7.903 |
4,0% |
73,7% |
7º |
OPEL |
11.176 |
5,0% |
13.222 |
6,7% |
-15,5% |
8º |
FORD |
11.083 |
4,9% |
9.104 |
4,6% |
21,7% |
9º |
HYUNDAI |
9.129 |
4,1% |
10.359 |
5,3% |
-11,9% |
10º |
SEAT |
8.446 |
3,8% |
7.846 |
4,0% |
7,6% |
11º |
TOYOTA |
7.020 |
3,1% |
7.394 |
3,8% |
-5,1% |
12º |
KIA |
6.125 |
2,7% |
6.315 |
3,2% |
-3,0% |
13º |
FIAT |
5.799 |
2,6% |
6.205 |
3,2% |
-6,5% |
14º |
RENAULT |
5.633 |
2,5% |
8.082 |
4,1% |
-30,3% |
15º |
DACIA |
5.119 |
2,3% |
2.978 |
1,5% |
71,9% |
16º |
MAZDA |
4.259 |
1,9% |
4.417 |
2,2% |
-3,6% |
17º |
PEUGEOT |
3.196 |
1,4% |
2.668 |
1,4% |
19,8% |
18º |
MINI |
3.127 |
1,4% |
2.627 |
1,3% |
19,0% |
19º |
CITROËN |
2.843 |
1,3% |
2.783 |
1,4% |
2,2% |
20º |
PORSCHE |
2.415 |
1,1% |
2.095 |
1,1% |
15,3% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
224.816 |
100,0% |
196.972 |
100,0% |
14,1% |
|
ACUMULADO |
1.867.885 |
100,0% |
2.017.561 |
100,0% |
-7,4% |
O ótimo desempenho da marca norte-americana teve relação direta com o Model Y. Com 9.846 unidades, o modelo se tornou o 1º elétrico a comandar o ranking no país mais rico do continente. Embora em baixa (-43%), o Model 3 (3.878) assegurou dois representantes da Tesla no top 10. Ausente da posição de honra desde julho, o VW Golf (7.095) foi o 2º colocado, mas com desvantagem de quase 3 mil unidades.
Com 5.887 unidades, o VW Tiguan completou o pódio sob forte ameaça do Skoda Octavia (5.786), que mais do que triplicou as vendas de 2021. Preferido em agosto, o VW T-Roc (5.135) caiu para o 5º lugar. Modelo elétrico da VW mais bem posicionado no ranking, o ID.4 (2.441) foi o 20º - já o ID.3, com 1.686 unidades, foi apenas o 36º.
POS. |
MODELO |
SET.2022 |
% MERCADO 2022 |
SET.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL Y |
9.846 |
4,4% |
1.073 |
0,5% |
817,6% |
2º |
VW GOLF |
7.095 |
3,2% |
6.886 |
3,5% |
3,0% |
3º |
VW TIGUAN |
5.887 |
2,6% |
2.766 |
1,4% |
112,8% |
4º |
SKODA OCTAVIA |
5.786 |
2,6% |
1.739 |
0,9% |
232,7% |
5º |
VW T-ROC |
5.135 |
2,3% |
2.855 |
1,4% |
79,9% |
6º |
FIAT 500 |
4.517 |
2,0% |
3.211 |
1,6% |
40,7% |
7º |
OPEL CORSA |
4.139 |
1,8% |
4.205 |
2,1% |
-1,6% |
8º |
TESLA MODEL 3 |
3.878 |
1,7% |
6.828 |
3,5% |
-43,2% |
9º |
FORD KUGA |
3.511 |
1,6% |
1.394 |
0,7% |
151,9% |
10º |
TOYOTA YARIS |
3.149 |
1,4% |
1.803 |
0,9% |
74,7% |
11º |
MINI |
3.127 |
1,4% |
2.627 |
1,3% |
19,0% |
12º |
VW POLO |
3.118 |
1,4% |
2.444 |
1,2% |
27,6% |
13º |
SEAT FORMENTOR |
2.901 |
1,3% |
1.861 |
0,9% |
55,9% |
14º |
BMW SÉRIE 3 |
2.883 |
1,3% |
3.057 |
1,6% |
-5,7% |
15º |
VW PASSAT |
2.835 |
1,3% |
1.923 |
1,0% |
47,4% |
16º |
AUDI A3 |
2.834 |
1,3% |
1.142 |
0,6% |
148,2% |
17º |
MERCEDES CLASSE C |
2.697 |
1,2% |
673 |
0,3% |
300,7% |
18º |
AUDI Q3 |
2.597 |
1,2% |
1.908 |
1,0% |
36,1% |
19º |
AUDI A6 |
2.445 |
1,1% |
621 |
0,3% |
293,7% |
20º |
VW ID.4 |
2.441 |
1,1% |
1.019 |
0,5% |
139,5% |
21º |
MERCEDES CLASSE E |
2.350 |
1,0% |
1.303 |
0,7% |
80,4% |
22º |
VW TRANSPORTER |
2.340 |
1,0% |
1.891 |
1,0% |
23,7% |
23º |
OPEL MOKKA |
2.307 |
1,0% |
2.789 |
1,4% |
-17,3% |
24º |
BMW X3 |
2.272 |
1,0% |
2.047 |
1,0% |
11,0% |
25º |
SKODA FABIA |
2.109 |
0,9% |
1.601 |
0,8% |
31,7% |
26º |
MERCEDES GLA |
2.095 |
0,9% |
957 |
0,5% |
118,9% |
27º |
KIA CEED |
2.076 |
0,9% |
2.516 |
1,3% |
-17,5% |
28º |
HYUNDAI KONA |
2.030 |
0,9% |
2.826 |
1,4% |
-28,2% |
29º |
VW T-CROSS |
1.925 |
0,9% |
2.545 |
1,3% |
-24,4% |
30º |
MERCEDES CLASSE A |
1.871 |
0,8% |
1.020 |
0,5% |
83,4% |
31º |
AUDI Q5 |
1.864 |
0,8% |
1.741 |
0,9% |
7,1% |
32º |
BMW X5 |
1.813 |
0,8% |
1.071 |
0,5% |
69,3% |
33º |
SKODA KAMIQ |
1.763 |
0,8% |
1.177 |
0,6% |
49,8% |
34º |
VW TAIGO |
1.754 |
0,8% |
0 |
- |
- |
35º |
AUDI A4 |
1.732 |
0,8% |
564 |
0,3% |
207,1% |
36º |
VW ID.3 |
1.686 |
0,7% |
2.694 |
1,4% |
-37,4% |
37º |
BMW SÉRIE 2 |
1.661 |
0,7% |
982 |
0,5% |
69,1% |
38º |
HYUNDAI TUCSON |
1.616 |
0,7% |
1.730 |
0,9% |
-6,6% |
39º |
MERCEDES GLC |
1.577 |
0,7% |
2.105 |
1,1% |
-25,1% |
40º |
MERCEDES CLA |
1.570 |
0,7% |
1.499 |
0,8% |
4,7% |
41º |
OPEL GRANDLAND X |
1.498 |
0,7% |
853 |
0,4% |
75,6% |
42º |
KIA SPORTAGE |
1.495 |
0,7% |
649 |
0,3% |
130,4% |
43º |
HYUNDAI IONIQ5 |
1.453 |
0,6% |
1.010 |
0,5% |
43,9% |
44º |
VW TOURAN |
1.437 |
0,6% |
728 |
0,4% |
97,4% |
45º |
FORD FOCUS |
1.429 |
0,6% |
2.173 |
1,1% |
-34,2% |
46º |
SEAT ATECA |
1.424 |
0,6% |
793 |
0,4% |
79,6% |
47º |
SEAT LEON |
1.424 |
0,6% |
2.448 |
1,2% |
-41,8% |
48º |
BMW SÉRIE 5 |
1.419 |
0,6% |
1.917 |
1,0% |
-26,0% |
49º |
SKODA KAROQ |
1.375 |
0,6% |
913 |
0,5% |
50,6% |
50º |
VW CADDY |
1.369 |
0,6% |
962 |
0,5% |
42,3% |
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla