Produtos de destaque do portfólio da Jeep no Brasil e em diversos outros grandes mercados globais, Renegade e Compass passarão por transformações profundas nos próximos anos. Os SUVs trocarão de geração em projeto já tocado dentro da Stellantis e ficarão alinhados ao mais novo plano estratégico do grupo para eletrificação. Nesse sentido, mudarão de plataforma, ficarão consideravelmente maiores e ganharão versões puramente elétricas.
De acordo com reportagem recente da revista britânica Auto Express, o Compass de nova geração será o primeiro a chegar ao mercado. Passará a ser construído sobre a plataforma STLA Medium e deverá estrear até o final de 2023, já como linha 2024. Ficará bem maior que o carro atual e assumirá de vez o papel de SUV médio da Jeep, com design alinhado à filosofia já conhecida do modelo (ou seja, não terá aspecto retrô como outros veículos da marca).
A mudança para a arquitetura STLA Medium proporcionará todo suporte para eletrificação e permitirá que próximo Compass seja equipado conjunto mecânico 100% EV. A publicação fala em até 640 km de autonomia, dependendo da versão, e potências entre 170 cv e 244 cv. A nova plataforma também terá base para a oferta de versões com tração nas quatro rodas, recurso considerado indispensável pela Jeep em qualquer um de seus modelos.
O Compass 2024 continuará com alcance comercial global, o que indica que também será oferecido com motores tradicionais a diesel e gasolina em algumas regiões. Convém lembrar que a eletrificação ainda custa caro e muitos mercados ainda estão atrasados no processo de transição.
O Renegade seguirá os passos do irmão maior e também será profundamente renovado. Com a chegada do Avenger, o modelo deixou de ser o menor do SUVs da Jeep e terá de crescer na próxima geração. Para tanto, trocará a plataforma atual pela base STLA Small e terá ganhos significativos em termos de espaço e habitabilidade na cabine.
Enquanto o Compass manterá a pegada contemporânea no design, o próximo Renegade reforçará ainda mais a pegada retrô que lhe é característica. Assim como o conceito Recon, apresentado recentemente, o modelo manterá inspiração no passado da marca e não abandonará o formato quadrado que o fez conhecido.
Mecanicamente, terá versões 100% elétricas com até 240 cv de potência e opção de tração 4x4. Como no Compass, tudo indica que também será oferecido com propulsores tradicionais em alguns mercados. Na prática, será a mesma estratégia adotada pelo Avenger, vendido tanto como elétrico quanto equipado com motor 1.2 turbo a gasolina. O lançamento, neste caso, é aguardado para 2025, já como linha 2026. O alcance também será global.
Fonte: Auto Express
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