Chefe da VW confirma que marca terá apenas elétricos a partir de 2033
Dez novos modelos da Volkswagen 100% elétricos serão lançados até 2026
A Volkswagen, que acabou gerando a discussão sobre emissões de veículos por conta do escandâlo global do Dieselgate, quer acelerar sua estratégia de eletrificação. A montadora tem um novo plano de começar a produzir somente veículos elétricos na Europa a partir de 2033. A informação foi confirmada pelo chefe da Volkswagen, Thomas Schaefer, que também disse que esta é uma data anterior em comparação com a meta anunciada anteriormente em 2035.
Apoiar esse impulso atualizado é uma nova estratégia de produção descrita por Schaefer como "pensamento de plataforma". Sob esta nova filosofia, a Volkswagen tentará se beneficiar das economias de escala ao produzir diferentes veículos compartilhando a mesma arquitetura e o mesmo design básico, em vez de montar um único modelo por fábrica. Esta estratégia não inclui apenas a marca principal VW, como também outras marcas principais sob o guarda-chuva do Grupo Volkswagen. "Temos historicamente muito desperdício no sistema que podemos eliminar", reconheceu o alto escalão da marca de Wolfsburg.
Galeria: Volkswagen ID.2 X 2026 (projeção M1)
No futuro, o Grupo VW reduzirá o número de modelos de suas diferentes marcas com o objetivo de alcançar maiores margens de lucro para a Volkswagen, Seat, Skoda e a divisão de veículos comerciais. Isso não significa que o portfólio de produtos não será atualizado com novos produtos, já que o primeiro a chegar será uma versão reestilizada do ID.3 com uma configuração esportiva de dois motores elétricos. Esta não será apenas uma pequena renovação, pois a atualização trará "um salto significativo e perceptível em termos de qualidade, materiais e estabilidade do sistema", abordando os problemas de software que a VW teve nos últimos meses.
Um novo carro elétrico básico também está sendo desenvolvido em duas versões: um hatchback e um SUV,q ue deverão atender sob o nome de ID.1 e ID.2. A própria configuração de entrada dessde veículo terá um preço inicial de cerca de US$ 25.000 na Europa (R$ 133.132 em conversão direta), enquanto a versão SUV do ID.3 será posicionada ligeiramente acima do ID.2. No total, a Volkswagen lançará nada menos que 10 novos modelos movidos a bateria até 2026. Além disso, a divisão de desempenho R da empresa será somente elétrica até o final da década.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México