A Volkswagen, que acabou gerando a discussão sobre emissões de veículos por conta do escandâlo global do Dieselgate, quer acelerar sua estratégia de eletrificação. A montadora tem um novo plano de começar a produzir somente veículos elétricos na Europa a partir de 2033. A informação foi confirmada pelo chefe da Volkswagen, Thomas Schaefer, que também disse que esta é uma data anterior em comparação com a meta anunciada anteriormente em 2035.
Apoiar esse impulso atualizado é uma nova estratégia de produção descrita por Schaefer como "pensamento de plataforma". Sob esta nova filosofia, a Volkswagen tentará se beneficiar das economias de escala ao produzir diferentes veículos compartilhando a mesma arquitetura e o mesmo design básico, em vez de montar um único modelo por fábrica. Esta estratégia não inclui apenas a marca principal VW, como também outras marcas principais sob o guarda-chuva do Grupo Volkswagen. "Temos historicamente muito desperdício no sistema que podemos eliminar", reconheceu o alto escalão da marca de Wolfsburg.
No futuro, o Grupo VW reduzirá o número de modelos de suas diferentes marcas com o objetivo de alcançar maiores margens de lucro para a Volkswagen, Seat, Skoda e a divisão de veículos comerciais. Isso não significa que o portfólio de produtos não será atualizado com novos produtos, já que o primeiro a chegar será uma versão reestilizada do ID.3 com uma configuração esportiva de dois motores elétricos. Esta não será apenas uma pequena renovação, pois a atualização trará "um salto significativo e perceptível em termos de qualidade, materiais e estabilidade do sistema", abordando os problemas de software que a VW teve nos últimos meses.
Um novo carro elétrico básico também está sendo desenvolvido em duas versões: um hatchback e um SUV,q ue deverão atender sob o nome de ID.1 e ID.2. A própria configuração de entrada dessde veículo terá um preço inicial de cerca de US$ 25.000 na Europa (R$ 133.132 em conversão direta), enquanto a versão SUV do ID.3 será posicionada ligeiramente acima do ID.2. No total, a Volkswagen lançará nada menos que 10 novos modelos movidos a bateria até 2026. Além disso, a divisão de desempenho R da empresa será somente elétrica até o final da década.
Fonte: Automotive News
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