Fiat Toro chega a 450 mil unidades produzidas no Brasil
Feita na fábrica de Goiana (PE) desde 2016, picape ajudou marca a dominar segmento no país
Lançada em 2016 no Brasil, a Fiat Toro surgiu com uma proposta de picape intermediária acima de modelos como Strada e Saveiro e abaixo de Chevrolet S10 e Toyota Hilux. E agora seis anos depois de sua estreia, a picape baseada em plataforma de carro de passeio celebra a marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil.
A Fiat Toro foi um dos primeiros modelos a serem feitos na fábrica da Stellantis em Goiana (PE), em 2016, um ano depois do Jeep Renegade - que começou a ser feito em 2015. A proposta de picape com desenvolvimento em plataforma em carro de passeio estreou mesmo na Renault Oroch, mas foi quem acabou fazendo sucesso no mercado mesmo foi a Toro.
Fiat Toro S-Design 2023
Fiat Toro Ranch 2022
Fiat Toro 2017
Ao longo desse tempo, a Fiat Toro ganhou a versão de apelo aventureiro Ranch em 2018, que trazia interior com acabamento diferenciado e novos equipamentos. Já no ano seguinte chegava o pacote S-Design que dava à picape um visual escurecido e proteção inferior do para-choque frontal, além da configuração Ultra com capota rígida de série.
Em 2021, a picape recebeu sua maior mudança visual com nova grade frontal, faróis mais finos e novo capô, além da maior mudança com a chegada do motor turbo flex 1.3 T270 de até 185 cv e 27,5 kgf de torque, que aposentou o criticado 1.8 eTorq. No mesmo ano a caminhonete também foi o modelo escolhido para estrear o Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados da marca. Ela também foi escolhida para estrear junto do Pulse a nova identidade sonora da marca na linha 2023, recebendo ainda novo volante e novas cores no catálogo.
Galeria: Fiat Toro Volcano 2023 em Cinza Sting
Com design ousado e criado no Brasil, a Toro ainda conquistou diversos prêmios prêmios nacionais e internacionais relativos ao seu desenho, à exemplo do iF Design Award e o Red Dot Design Award. “A picape Fiat Toro é uma expressão viva do talento brasileiro. Seu design premiado internacionalmente foi feito no Brasil, assim como seu projeto e toda a manufatura. Estou orgulhoso de fazer parte do time que diariamente dá forma e produz um dos modelos mais aspiracionais do mercado brasileiro”, disse Glauber Fullana, vice-presidente de Manufatura da Stellantis para a América do Sul.
No acumulado entre janeiro e setembro deste ano, a Fiat Toro já vendeu 38.820 unidades, ocupando a 2ª colocação entre as picapes – ficando atrás apenas da Strada (86.007), segundo a Fenabrave. Com esse resultado até agora, a picape conta com mais de 80% de mercado na categoria em 2022. A Toro ainda ajudou a Fiat aumentar sua participação entre as picapes, já que passou de 33,1% de market share em 2015 para 53% atualmente.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1;COM NO YOUTUBE:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte