O segmento de carros de luxo tem suas peculiaridades. Quase todas as marcas que oferecem um modelo exclusivo, possuem à disposição centenas de opções de personalização, entre cores, acabamentos e equipamentos. É o caso da Porsche, que justamente por oferecer isso, garante que não existem dois Porsche iguais. Mesmo assim, às vezes, isso não é suficiente. Para estes casos, ultra-exclusivos, a Porsche criou o programa Sonderwunsch.
Motor1.com esteve no Porsche Center São Paulo para conhecer o primeiro veículo da marca a receber o tratamento Sonderwunsch, mas antes de falar dele, vamos explicar um pouco os níveis de personalização que você tem à disposição. Para começar, a Stuttgart em São Paulo é uma das poucas no mundo a receber o selo "Porsche Exclusive Manufaktur Partner" que é atribuído a centros de excelência da marca pelo mundo.
Isso significa que neste Porsche Center possui uma sala de configuração, o chamado "Fitting Lounge", onde consultores de venda fazem o atendimento exclusivo para encontrar o melhor modelo para cada cliente, além de assessorar os clientes por meio de amostras de padrões de cor e acabamento. Isso inclui centenas de itens, que vão desde pequenas partes do painel, console, manoplas de câmbio, rodas a tipos de tecido, revestimentos em couro, alcantara, entre outros. Este atendimento já resulta em um carro único.
"No começo, eu olhei ao meu redor e não consegui encontrar o carro com o qual eu sonhava. Então eu decidi construí-lo eu mesmo". Essa frase foi dita por Ferry Porsche, pai do 356, primeiro carro da Porsche, já mostrava que atender desejos era uma das premissas da empresa. Por volta de 1950, a Porsche começou a trabalhar em veículos especiais com base em solicitações incomuns, sempre com alto grau de trabalho manual com experiência.
Embora inicialmente a historia da customização de veículos na Porsche esteja amplamente ligada à veículos de competição, a demanda de atender os desejos especiais dos seus clientes foi crescendo e ganhando relevância. Isso transformou um pequeno departamento, em uma das áreas de negócio mais importantes da empresa, a Porsche Exclusive Manufaktur.
É no Centro de Customização Exclusive Manufaktur que são instalados de forma artesanal todos os itens "Custom Taylored" (aqueles definidos no Fitting Lounge com a ajuda de especialistas). E também é neste centro que são construídos os veículos Sonderwunsh.
Com o programa Sonderwunsch, a Porsche consegue atender o mais alto nível de customização, para todos os tipos de veículos. Isso vale para veículos que ainda não foram produzidos (linha de produção), veículos já produzidos (seminovos) e até mesmo os veículos clássicos. Para este nível, os clientes viajam até a sede da Porsche em Stuttgart e lá escolhem exatamente o que querem seu veículo exclusivo.
Entre os exemplos do que pode ser feito por lá estão a customização dos assentos e acabamentos internos, revestimentos dos compartimentos de bagagem, pinturas exclusivas para rodas, “Direct Printing”, decalques e o que mais a imaginação - e dinheiro - podem alcançar.
O primeiro Porsche Sounderwunsch do Brasil é um Porsche 911 Turbo S. O exclusivo exemplar foi apresentado à imprensa ontem, 24, na Porsche Center de São Paulo. Desde o seu pedido, que incluiu a viagem para Alemanha, foram 12 meses de espera.
Este exclusivo 911 Turbo S tem como principal característica a exclusiva pintura "Chromaflair", a qual muda de cor de acordo com o ângulo e incidência de luz. O tom predominante é um cinza escuro chamado Shifting Carbon, mas que pode ser visto como verde ou roxo. Esta pintura exclusiva é feita à mão. O carro sai da linha de montagem apenas com a pintura base (primer) e é enviado a um parceiro da Porsche. A tinta especial é composta por grãos de aproximadamente 1 micrômetro, que em multicamadas, conferem a capacidade de mudar de cor. Só a pintura exclusiva custou R$ 450 mil.
O 911 Sounderwunsch brasileiro também recebeu uma customização especial nos bancos, em tom cinza e creme, além dos acabamentos internos. O apoio de braços também recebeu a inscrição "Porsche Exclusive Manufaktur" e a soleira ostenta o nome da pintura Chromaflair. Por fim, as rodas também receberam tratamento especial com pintura exclusiva.
O preço de tudo isso? Nem a Porsche foi capaz de detalhar exatamente, mas citou que ao menos R$ 800 mil foram gastos com o tratamento Sounderwunsch. No fim das contas, o preço é um mero detalhe para este cliente. O que importa é, de fato, ter o seu sonho materializado em sua garagem. Até iniciar o próximo pedido.
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