O cronograma de lançamentos da Honda em 2022 era bastante agitado. Além do HR-V, a marca também corria para a chegada da nova geração do Civic, agora importada e híbrida, no último trimestre deste ano - ou seja, entre outubro e dezembro. Mas os planos acabaram atrasados e o sedã chega no começo de 2023.
Diversos fatores atrapalharam o primeiro prazo. A informação, revelada por um executivo da marca, se tornou algo comum na indústria pelos problemas de abastecimento de componentes ao redor do mundo, inclusive na Tailândia, de onde o novo Civic será importado. Há também fatores como a burocracia de homologação de um novo modelo no Brasil e desembaraço alfandegário quando eles chegam.
Ao menos o atraso não será muito longo. Segundo o executivo, o lançamento ainda acontece no começo do ano que vem, provavelmente ainda no primeiro trimestre, abrindo a série de apresentações que a Honda fará em 2023. Além do sedã, a marca ainda fará o lançamento do ZR-V, um SUV médio produzido no México, do novo CR-V híbrido, que já roda em testes no Brasil, e o esportivo Civic Type-R, alimentando um pouco os entusiastas com um carro realmente esportivo e com câmbio manual.
Sobre o Civic e:HEV, o sedã usa um conjunto de motor 2.0 aspirado com uma transmissão com dois motores elétricos que trabalham de diversas formas, mas nunca em conjunto para tracionar o carro. Na Tailândia, são 141 cv no motor 2.0 e 184 cv no conjunto elétrico, que pode ser recarregado pelo motor a combustão ou nas desacelerações. Já testamos o Accord com este conjunto no Brasil, chegando a mais de 18 km/litro na cidade, número que deve ser batido pelo Civic, mais leve e com uma atualização de tecnologia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo