A Chevrolet anunciou que a atual geração do Chevrolet Onix, apresentada em 2019, atingiu o marco de 500.000 unidades produzidas em Gravataí (RS). O número considera tanto o hatch quanto o sedã Onix Plus. O acontecimento ocorre ao mesmo tempo em que o Chevrolet Onix completa 10 anos de comercialização no mercado brasileiro.
A linha de montagem de Gravataí é responsável pelo abastecimento de Onix e Onix Plus tanto para o mercado brasileiro quanto para os demais países da região que comercializam o modelo. Menos o México, que preferiu o carro chinês ao brasileiro após a linha de montagem da GM naquele país decidir que focaria nos SUVs.
Falando especificamente sobre a unidade número 500 mil, trata-se de um Onix hatch da versão RS na cor branca, equipado com motor 1.0 turbo e transmissão automática de seis velocidades e que ilustra a imagem de abertura do texto. O veículo da foto, no entanto, não será preservado, pois será destinado aleatoriamente à rede de concessionárias Chevrolet para comercialização.
A linha 2023 dos Chevrolet Onix e Onix Plus foi apresentada em abril. Entre as mudanças, o carro recebeu novas rodas de 16 polegadas também na versão LTZ. As unidades com carroceria hatchback passaram a contar de série com botão no painel para abertura do porta-malas. Por outro lado, o sedã perdeu a versão Midnight, que trazia um pouco mais de equipamentos e temática escurecida, enquanto o pacote Premier 2 deixou de ser oferecido para o hatch.
A marca teria enxugado a quantidade de configurações disponíveis no sedã e no hatch por conta da falta de componentes na indústria devido a pandemia. Com isso seria mais lógico concentrar a maior oferta de equipamentos em uma só versão Premier, em vez de diluir os itens em forma de pacotes, como era feito antes.
Chevrolet Onix Plus Midnight deixou de ser oferecido na linha 2023
Justamente por não ter mais a variante Premier 2, tanto o Onix e Onix Plus na versão Premier ganharam novos equipamentos que eram exclusivos do antigo pacote à exemplo do assistente de estacionamento automático, carregador de celular por indução (sem o uso de fios) e sensor de ponto cego e lanternas de LED, só para citar os principais. Por outro lado, houve uma perda importante: agora o ar-condicionado digital automático é item opcional na Premier, algo motivado também pela falta de componentes.
As versões de entrada ainda vêm equipadas com o motor três cilindros 1.0 aspirado de até 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque, que trabalha sempre com uma transmissão manual de 6 marchas. Das configurações intermediárias em diante, o motor é sempre o 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, este sempre combinado ao câmbio automático de 6 velocidades.
De acordo com a tabela de preços da Chevrolet para o mês de outubro, o Onix hatch tem preços partindo de R$ 80.530 na versão 1.0 aspirada e vão até R$ 105.230 na Premier 1.0 turbo. Para o sedã, a versão mais barata é a LT 1.0 aspirada que custa R$ 85.470, enquanto a mais cara é a Premier 1.0 turbo de R$ 110.580.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora