Avanços tecnológicos são sempre importantes e bem-vindos na indústria, mas substituir itens que sempre funcionaram perfeitamente por funções anunciadas como inovadoras quase nunca é uma boa ideia. Prova disso é o uso de superfícies sensíveis ao toque no lugar dos tradicionais botões físicos. A troca na maioria das vezes é motivo de reclamação e tem obrigado muitas montadoras a repensar a estratégia.
A Volkswagen, por exemplo, acaba de anunciar que trocará os comandos touchscreen que usa no volante de alguns modelos pelas tradicionais teclas de pressão. A confirmou partiu de ninguém menos que Thomas Schäfer, atual chefão da empresa, em anúncio publicado no LinkedIn. Segundo o executivo, a decisão foi tomada após ouvir o feedback dos clientes sobre o desejo de se livrar das confusas superfícies de toque.
"Estamos aprimorando nosso portfólio e nosso design, além de criar uma nova simplicidade na operação de nossos veículos. Por exemplo, estamos trazendo de volta o volante com comandos por botão de pressão! É isso que os clientes querem da VW", explicou.
A nova estratégia será implementada pela primeira vez no Golf 2024, que já roda em testes com visual renovado e mudanças na cabine. Na sequência, os botões voltarão em outros lançamentos, como a próxima geração do Tiguan (também já flagrada em testes).
Além da Volkswagen, outras montadoras têm buscado o caminho do equilíbrio funcional entre soluções digitais e analógicas, de modo a conciliar tecnologia com usabilidade. A Honda, por exemplo, optou por essa estratégia na nova geração do Fit, trocando os comandos touchscreen do sistema de ar-condicionado pelos tradicionais botões.
“Saímos da superfície sensível ao toque depois de recebermos comentários de clientes de que era difícil operar o sistema intuitivamente", explicou a marca. "Você tinha que desviar o olhar para a tela para poder fazer qualquer alteração. Portanto, mudamos para que o cliente possa usar sem olhar, dando mais confiança ao dirigir", completou.
Fonte: Thomas Schäfer / LinkedIn
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape