Dois meses depois de iniciar as vendas da nova geração do Honda HR-V 2023 nas versões com motor 1.5 aspirado, chegou a vez das variantes com o 1.5 turbo desembarcarem nas concessionárias de todo o Brasil. Esta motorização estará disponível em duas configurações, Advance e Touring, as mais caras da linha e com preços entre R$ 176.800 e R$ 184.500. As variantes com o 1.5 aspirado seguem por R$ 142.500 e R$ 149.900.
Ao contrário de como foi na geração anterior, em que o motor 1.5 turbo estava restrito apenas à versão topo de linha Touring, desta vez o Honda HR-V 2023 terá duas configurações com esta motorização. E ainda ganhou um sistema flex. Entrega 177 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm entre 1.700 e 4.500 rpm, quando abastecido com etanol. Ambas as motorizações tem somente uma opção de transmissão, a automática do tipo CVT com 7 marchas simuladas.
De acordo com a Honda, citando o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o HR-V 1.5 Turbo faz 7,9 km/litro na cidade e 8,8 km/litro na estrada, usando etanol. Abastecido com gasolina, o rendimento sobe para 11,3 km/litro no ciclo urbano e 12,6 km/litro no ciclo rodoviário. Como comparação, o HR-V 1.5 aspirado, abastecido com etanol, faz 8,8 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada, passando para 12,7 km/litro e 13,9 km/litro com gasolina, respectivamente. Sim, o aspirado é mais econômico do que o turbo.
Além do novo motor, as versões Advance e Touring trazem uma exclusividade, na forma do myHonda Connect, um sistema que permite que o motorista monitorar alguns aspectos do carro por meio de um aplicativo para smartphones. É um tipo de tecnologia que está cada vez mais comuns e é vista em modelos de outras marcas. Como esperando, também permite alguns comandos remotos como ligar o motor, travar e destravar as portas, ou acionar o ar-condicionado.
O HR-V Advance traz todos os equipamentos das versões abaixo (EX e EXL), adicionando ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de estacionamento dianteiro, carregador wireless para smartphones e sensor de chuva. A variante Touring ganha banco do motorista com ajuste elétrico, porta-malas com abertura por movimento, partida remota do motor e rodas de liga leve de 17” com design exclusivo.
Tem algunas leves diferenças em comparação ao HR-V aspirado. Para começar, os para-choques são exclusivos, aumentando o comprimento total para 4,385 metros, contra os 4,330 m das versões de entrada. A grade é diferente, deixando de lado as aletas horizontais para usar uma grelha no estilo de colmeia. Na traseira estará a saída dupla para o escapamento e, no caso da versão Touring, as lanternas com acabamento fumê. De resto, é o mesmo carro, com 1,790 m de largura, 1,590 m de altura e um entre-eixos de 2,610 m. O porta-malas tem capacidade para 354 litros, bem menos do que os 437 litros da geração passada.
O Honda HR-V 1.5 Turbo 2023 está sendo testado por Motor1.com e você poder conferir nossas impressões na tarde desta segunda-feira (24).
HR-V 2023 1.5 EX Honda Sensing (R$ 142.500): Honda Sensing (piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem de emergência automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático), controle de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampas, freio de estacionamento automático com autohold, 6 airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito para mitigar ponto-cego, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
E mais: rodas de 17", coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático de 1 zona com saídas traseiras, botão de partida, sistema multimídia com tela de 8" e Apple CarPlay/Android Auto sem fios, painel com computador de bordo de 4,2" e modo de condução ECO.
HR-V 2023 1.5 EXL Honda Sensing (R$ 149.900): EX + faróis de neblina em LEDs, chave presencial para abertura de portas, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com apoio de braços, retrovisor interno fotocrômico e volante com aletas para troca de marchas e bancos em couro.
Honda HR-V 2023 1.5T Advance (R$ 176.800): EXL + motor 1.5 turbo, carregador por indução, painel com tela de 7", ar-condicionado de duas zonas, modo Sport, grade e parachoques esportivos, ponteira dupla de escapamento, sensor de estacionamento dianteiro, aplicativo de conectividade My Honda Connect e sensor de chuva.
Honda HR-V 2023 1.5T Touring (R$ 184.500): Advance + banco do motorista com ajustes elétricos, molduras da carroceria em preto brilhante, partida remota do motor e abertura e fechamento automático do porta-malas com sensor de aproximação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso