A Toyota deverá apresentar importantes novidades no setor de conectividade a partir do ano que vem. Em parceria com o Google, a marca anuncia o lançamento de inédito sistema de entretenimento capaz de funcionar sem necessidade de internet. A nova tecnologia adota recursos avançados de inteligência artificial e estará presente tanto nos carros da empresa quanto nos modelos da marca Lexus a partir de 2023.
Os mais recentes sistemas multimídia da fabricante são baseados no sistema operacional Linux e já integram a tecnologia do Google Cloud. O assistente de voz utiliza o serviço 'Speech-to-Text' para reconhecer comandos do motorista e oferecer diferentes respostas. Foi co-desenvolvido pela Toyota Motor North America Connected Technologies e, passados quase cinco anos de fase de testes, está bastante aprimorado.
Agora, a parceria com o Google visa tornar a interação com o motorista ainda mais completa e avançada. A Toyota destaca o caráter inovador do sistema, uma vez que a maioria dos assistentes de voz precisa de conexão estável à internet para funcionar sem problemas, além de um poder de computação considerável para processar as respostas.
Também desenvolvido pelo Google Cloud, o novo recurso 'Speech On-Device' tem superior capacidade de síntese e reconhecimento e integração com os sistemas de voz do Google Assistant. Em suma, a comunicação com o carro será mais fácil e não será mais necessário falar de forma pausada e não natural para fazer o sistema entender.
O novo assistente de voz será de série para várias versões do Corolla, bem como para os modelos Lexus NX, RX e RZ elétrico que serão vendidos ao longo de 2023. A novidade será implementada primeiro na América do Norte, mas deve chegar também à Europa e outras regiões.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'