A picape mais vendida do Brasil enfim passa pelo teste de colisão do Latin NCAP. A Fiat Strada (vendida em alguns mercados como Ram 700) foi avaliada nas versões de cabine dupla e cabine simples e, em ambos os casos, recebeu apenas 1 estrela do máximo de 5 estrelas, um resultado que a ONG classifica como “decepcionante” por mostrar uma estrutura instável, falta de sistemas de seguranças e airbags laterais que não protegeram como deveriam.
A Fiat Strada foi testada nas versões de cabine dupla, com quatro airbags e controle de estabilidade (ESP) de série; e cabine simples, que tem apenas dois airbags, mas mantém o ESP de série. Cada uma mostrou um resultado diferente na proteção para adultos e crianças. Nos dois casos, a picape tem uma estrutura considerada instável na parte frontal e na área para os pés, algo mostrado pelo teste de colisão frontal a 64 km/h.
O resultado do impacto frontal foi semelhante para as duas variantes, obtendo um resultado pior na região do peito do motorista e das pernas para os dois passageiros dianteiros. O que derrubou a nota da Strada Cabine Dupla foram os impactos lateral e contra poste. O Latin NCAP afirma que os airbags laterais mostraram “acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições definicientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de morte.” A ONG lembra que este foi o mesmo problema visto no Renault Sandero. Por outro lado, a Strada Cabine Simples foi ligeiramente melhor no impacto lateral, deformando menos e com uma estrutura mais estável.
Este funcionamento defeituoso do airbag lateral é mais claro no impacto contra poste. O vídeo mostra que a bolsa inflável não conseguiu cobrir toda a área que deveria e só se estende sobre o vidro dianteiro quando o carro já começa a recuar por causa da colisão. O Latin NCAP deu nota zero para a Strada por causa deste resultado. Como a versão de cabine simples não tem airbag lateral de série, não passou por esta prova.
Outro ponto de duras críticas do Latin NCAP foi na proteção contra o efeito chicote, que foi boa na versão de cabine dupla, mas ruim na cabine simples. A ONG aponta que há uma diferença entre os dois assentos, com o boneco de testes movendo muito mais na Strada Cabine Simples, embora não tenha explicado se é por causa da estrutura.
Na proteção para crianças, o resultado no teste de colisão foi bom para a cabine dupla (não foi feito para a cabine simples). O que derrubou a avaliação foi a quantidade limitada de cadeirinhas infantis adequadas e a desativação do airbag frontal do passageiro não atender os requisitos do Latin NCAP. No caso da Strada Cabine Simples, ainda há o problema de não contar com o ISOFIX no banco dianteiro.
“A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Procurada por Motor1.com, a Stellantis afirma “seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”
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